Pesquise neste blog.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Tomate e sua gostosa história.


Ontem no jantar, meu marido preparou uma pasta com o melhor molho de tomate do mundo... Realmente sem igual!!!! Após vários elogios, ele comentou: Sabia que o molho de tomate não foi criado pelos italianos? Ta aí, ele me pegou de surpresa. Resolvi correr atrás do prejuízo e esclarecer esse assunto.


Pois é, assim como eu, acredito que não há quem não pense que o tomate é um alimento originalmente mediterrâneo. Talvez porque seja muito difícil imaginar a culinária italiana sem seu ingrediente principal. Mas não é bem assim, na verdade os tomates apareceram, pela primeira vez, no oeste da América do Sul. Uma área onde ficam hoje o Equador, o Peru e a Bolívia. E só com as grandes navegações e a descoberta do Novo Mundo, no início do século XVI, o tomate conseguiu migrar para a Europa. Foi Cristóvão Colombo o autor desta façanha. Ele levou as novas sementes para a Espanha como lembrança de sua segunda viagem às Américas. Mas, ao contrário do que acontece hoje, o tomate não conseguiu conquistar nenhuma popularidade na época. Desconfiados, os europeus o cultivavam apenas como planta ornamental, porque tinham medo de que o fruto fosse afrodisíaco ou venenoso. Quando o mito sobre ser um alimento venenoso caiu por terra, ainda não se sabia o que fazer com eles, uma vez que eram muito ácidos para comer como fruta. Foi aí que um chef da corte espanhola chamado Antonio Latine resolveu usar o fruto misturado a cebolas e óleo de oliva para criar um molho. Estava criado o primeiro molho de tomate - não é que ele tinha razão!!!! Somente quando o Reino de Nápoles se encontrava sob domínio espanhol, que houve o intercâmbio de culturas fazendo com que as comidas do Novo Mundo fossem introduzidas na Itália,que o tomate passou a ser o ingrediente de marca registrada da culinária italiana. Daí por diante, o sucesso do tomate só aumentou, passando a ser consumido de diversas maneiras e no mundo todo.

Os tomates além de diferirem em seu formato, também podem ter variações em sua coloração. Apesar de ser bem mais comum encontrá-lo na coloração vermelha, atualmente, novos tipos de tomate podem ser encontrados na cor rosada, amarelo, laranja e preto. O tomate preto foi desenvolvido através de cruzamentos e seleções genéticas naturais por cientistas italianos. A fruta se chama Sun Black. O novo tomate tem uma casca com tom de roxo quase preto e a polpa é vermelha e rica de antioxidantes. A sua cor se deve à presença de substâncias chamadas antocianos na casca: são pigmentos, presentes em outras frutas escuras como as uvas pretas e berinjela, que desenvolvem uma ação de contraste com os radicais livres.

É isso aí, vivendo e aprendendo!!!!

Um comentário:

  1. Antonio Latini era italiano, não espanhol. Fonte: Massimo Montanari, Cozinha Italiana, uma história cultural, 2003.

    ResponderExcluir

Comente à vontade.

Veja também!

Related Posts with Thumbnails