Pesquise neste blog.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Férias!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Vou ficar fora do ar até fevereiro. Estou de férias no Rio de Janeiro!!!! Sol, praia, água de coco, caipirinha,  peixinho frito... Ai,Ai!!!! Nos vemos em breve com notas fresquinhas.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Cardiopatas e hipertensos devem evitar energéticos.

Duas latas de bebidas energéticas aumentam tanto a energia quanto a pressão arterial e a freqüência cardíaca, segundo apresentação de um estudo na Sessão Científica da American Heart Association.
O estudo, conduzido por pesquisadores da Wayne State University, mostrou que a freqüência cardíaca e a pressão arterial de adultos saudáveis que tomam duas latas de energético por dia aumentam após a ingestão.
Este aumento pode não ter perigo para pessoas saudáveis, mas tanto o aumento da pressão arterial, quanto o da frequência cardíaca podem ter repercussões clínicas em indivíduos com doenças cardíacas e naqueles que têm o hábito de usar bebidas energéticas com freqüência. Estes energéticos contêm altos níveis de cafeína e taurina. Ambos já demonstraram efeitos na função cardíaca e na pressão arterial. O consumo da bebida pode elevar a freqüência cardíaca de 5 a 7 batimentos por minuto e a pressão arterial sistólica em 10 mmHg. Como as atividades físicas também podem aumentar naturalmente a frequência cardíaca e a pressão arterial, e são consideradas benéficas à saúde, isto pode ser um bom argumento para aqueles que fabricam ou vendem tais bebidas. Os pesquisadores, no entanto, argumentam que energéticos podem trazer danos àqueles que desconhecem problemas de saúde prévios. Portanto, cuidado!!!!!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Algarobeira, a planta mágica!

Outro dia estava em uma das minhas atividades infantis e no meio do evento ofereceram para as crianças galletitas de “chocolate”, alfajor, Browne... Deliciosos!! Ao conversar com a representante das iguarias, que eram do “El Almacén de los Chicos” , me surpreendi quando ela comentou que não havia nada de chocolate na composição e sim uma farinha especial, extremamente nutritiva chama “Farinha de algaroba”. Opa!!! Despertou a curiosidade e fui então saber mais sobre essa tal farinha e fiquei surpresa. Resolvi então dividir com vocês o que descobri.

A algarobeira é uma espécie vegetal arbórea da família Fabaceae (leguminosae). É conhecida também pelos nomes: algaroba, algarobeira, algarobo. Pouco exigente em água, cuja ocorrência, em sua forma natural, se dá em zonas tropicais áridas. Devido a essa característica e capacidade de se desenvolver bem em solos secos e de baixa fertilidade confere o grande potencial desta leguminosa como fonte geradora de alimentos para o homem. O uso das vagens da algaroba na alimentação humana data desde o descobrimento quando os espanhóis chegaram a América do sul, e encontraram os índios utilizando os frutos da algarobeira na alimentação, principalmente nas regiões semi-desérticas que se estendem do sul do equador ao centro do Chile e da Argentina.
Os frutos da algarobeira contém sacarose e outras substâncias que se transformadas em farinha pode ser utilizada na fabricação de bolos, Paes, biscoitos, geléias, mel, pudins, sopas etc, com alto teor nutritivo. Segundo estudos realizados verificou-se que 100g de vagens, proporcionavam 333 calorias, 13g de água, 16g de proteínas, 3,2g de gorduras, 65,8g de hidratos de carbono, 108g de fibra bruta, 3,3g de cinzas, 450mg de cálcio, 627mg de fósforo e 6,6mg de ferro, alem de 0,33mg de vitaminas B1 e 2,6mg de vitamina B6. Na indústria pode ser ainda ser aproveitada na produção de álcool, bebidas (aguardente, licor, vinho, mel, vinagre.). Da semente de algaroba também é extraída uma importante e valiosa matéria prima agroindustrial (goma LBG e Guar) um hidrocolóide usado amplamente na formulação de sorvetes, queijos, molhos, iogurtes, etc. Devido suas múltiplas aplicações e usos a algarobeira é reconhecida como "PLANTA MÁGICA”.

Depois de saber do potencial nutricional dessa farinha, corri atrás para comprar. Achei em uma lojinha tipo "Mundo verde" aí do Brasil e tenho feito guloseimas nutritivas divinas para as crianças. Recomendo...Vai uma receitinha:

Bolo de algaroba
Ingredientes: Três ovos, três colheres de sopa de margarina, duas xícaras de açúcar, uma xícara de leite integral, uma xícara de farinha integral de algaroba, duas xícaras de farinha de trigo com fermento, cravo, canela e erva-doce a gosto.
Modo de fazer: Bata tudo no liquidificador, começando pelos os ovos, margarina e o açúcar; em seguida, introduza o leite e as farinhas aos poucos, até formar uma mistura homogênea e cremosa. Adicione cravo, canela e erva-doce (triturados) a gosto, coloque em uma forma untada com margarina e trigo e deixe assar por 35 minutos.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Alimentação saudável durante a gravidez.

Seguindo o gancho do post anterior que falava sobre a importância do ganho de peso corporal adequado para a saúde da gravidez, segue algumas dicas para o planejamento alimentar da gestante.

A March of Dimes, uma Instituição com especialistas que orientam e auxiliam a gestante em todas as suas dúvidas, publicou conselhos nutricionais baseados em evidências científicas. Nesta publicação, a Instituição destaca a idéia de que a dieta saudável de uma grávida segue os mesmos princípios básicos da dieta de um adulto normal. Ela necessita de apenas mais 300 calorias por dia (o equivalente a um desjejum completo) para nutrir adequadamente o bebê que está se desenvolvendo. Então a alimentação diária deve conter:

Grãos integrais - arroz integral, pão integral, macarrão integral, granola ou aveia integral: 6 a 11 porções por dia.

Derivados do leite - leite desnatado, iogurte ou queijo: 3 a 4 porções por dia.

Proteínas – carne vermelha, frango, peixe, feijão, soja ou ovos: 3 porções por dia.

Vegetais - brócolis, cenoura, vagem, tomate, couve-flor ou beterraba: 3 a 5 porções por dia.

Frutas - laranja, banana, pêra, mamão, melão, melancia, uva, manga ou maçã: 2 a 4 porções por dia.

Exemplos do que é uma porção: uma fatia de pão, meia xícara de arroz ou macarrão, uma xícara de cereais, uma xícara de leite ou iogurte, dois cubos de 3 cm de queijo, 55g de carne cozida, frango ou peixe, meia xícara de feijão seco, meia xícara de vegetais cozidos ou picados, uma xícara de salada verde, ¾ de xícara de suco de vegetal; uma maçã, banana ou laranja, meia xícara de frutas picadas, ¾ de xícara de suco de fruta.

Alimentos que devem ser evitados durante a gravidez:

- Peixe cru e moluscos, possível fonte do parasita Toxoplasma que pode causar cegueira e dano cerebral fetal.

- Peixes predatórios grandes, como peixe-espada, tubarão, cavala e atum branco (fresco ou enlatado), que pode conter níveis arriscados de mercúrio. O Departamento de Alimentos e Drogas diz para limitar o atum (branco) para 200g por semana, mas é aceitável comer até 400g de atum light, camarão, salmão, badejo e bagre.

- Carne, frango e frutos do mar crus ou mal passados: o ideal é usar um termômetro de carne e cozinhar o porco e a carne moída a 160 graus; bife, vitela e carneiro a 145; frango inteiro a 180 graus e peito de frango a 170 graus.

- Leite não pasteurizado e queijos pastosos - feta, brie, Camembert, Roquefort, queijo branco e queijo fresco, a não ser que o rótulo diga "feito com leite pasteurizado". Eles podem estar contaminados com a bactéria9 Listeria, que pode provocar aborto, parto prematuro, bebê natimorto ou doença fatal ao recém-nascido.

- Salsichas e frios, a não ser que sejam cozidos antes da ingestão, pois podem ter sido contaminados por Listeria depois do processamento.

- Patês, pastinhas de carne e frutos do mar defumados (a não ser cozidos antes da ingestão). Versões enlatadas são seguras.

- Ovos mexidos moles e alimentos como molhos feitos de ovos crus ou pouco cozidos. Cozinhe os ovos até que a clara e a gema estejam firmes, para evitar contaminação por Salmonella.

- Chás de ervas e suplementos, pois sua segurança na gravidez não foi estudada. Alguns, como o remidamim ou grandes quantidades de camomila, podem aumentar o risco de aborto ou de parto prematuro.

- O álcool pode causar dano fetal, inclusive retardo mental e comportamento anormal. Apesar de um drinque ocasional não impor risco, nenhuma quantidade segura foi estabelecida.

- Evitar a ingestão de mais de 2 xícaras de café por dia.

Então essas são algumas informações nutricionais para uma alimentação saudável durante a gravidez. Além disso, na figura do post segue a dica de um livro que sugere receitas práticas e equilibradas para facilitar a elaboração do cardápio diário.

É isso aí, "Comer por dois!" É lenda... Acredite!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Novas recomendações para ganho de peso durante a gestação.

Há quase duas décadas, desde 1990, o Institute of Medicine (IOM) não atualizava suas recomendações para o ganho de peso ideal durante a gestação. Este ano então, foi lançada a tão esperada publicação com as novas recomendações. Estas começam indicando um checkup que inclui a avaliação isolada e em conjunto do peso e da estatura (IMC), dieta equilibrada e exercícios físicos regulares antes e durante a gravidez . Baseado no IMC, as recomendações básicas da IOM para o ganho de peso durante a gestação de feto único são: Mulheres com baixo peso devem ganhar entre 12,7kg e 18,1kg; as mulheres com peso normal devem ganhar entre 11,3kg e 15,9kg; aqueles com sobrepeso devem ganhar entre 6,8kg e 11,3kg e as obesas devem ganhar entre 5kg e 9kg. Estas novas recomendações são semelhantes às recomendações de 1990, mas instituem uma nova categoria de peso (mulheres obesas) e levam em consideração a saúde materna também. Assim, recomenda-se que para entrar na gestação, a mulher esteja com um IMC entre 19,8 e 26 kg/m2, valores associados a menor risco de pré-eclâmpsia, diabetes gestacional e problemas no parto. O sobrepeso e a obesidade também aumentam o risco de defeitos estruturais no feto. Então, para que tudo corra bem e a gestação seja saudável para mãe e para o bebê, basta se planejar para este momento e contar sempre com o apoio de seus médicos, nutricionistas e familiares do início ao fim da sua gestação.

Veja também!

Related Posts with Thumbnails