Pesquise neste blog.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Um jantar a dois.

Construções baixas, casas antigas e reformadas, ávores centenárias e cantinhos cheios de história. Estamos falando de Palermo Viejo, um lugar bom para passear e para experimentar sabores especiais.
Resgatando todo esse espírito do bairro, encontrei um restaurante chamado Cabernet. Um casarão muito bem decorado integrado a um patio interno a céu aberto perfeito para um jantar romântico de primavera.
O carta principal oferece opções de entradas frias e quentes além de pratos de carnes, aves, pescados, pastas, risotos e sobremesas. Todos muito bem elaborados e com combinações saborosas e surpreendentes.
Minha escolha foi "Bondiola a la cerveza negra y calabazas assadas com mel e tomilho" Sensacional!!!!! Vinha acompanhado com um purê de maçã e com chips de berinjelas. De sobremesa um  "Créme Brûlée com frutas rojas" que estava magnífico!
Além de se comer bem, o lugar é muito acolhedor e propício para apreciar um bom vinho, colocar a conversa em dia, planejar o futuro, revivier o passado... Enfim, relaxar!! E depois de tudo isso, andar pelas ruas de Palermo e respirar o "bom ar" de Buenos Aires.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Nova promessa para os diabéticos.

Boas notícias para os portadores de diabetes! Um grupo de cientistas americanos desenvolveu um sensor subcutâneo capaz de medir de forma contínua os níveis de glicose e de transmitir esses dados a um receptor externo possibilitando então um melhor controle permitindo uma intervenção antecipada em um momento de crise.
Todos nós sabemos que para os diabéticos, que apresentam ineficiência no transporte de glicose do sangue para célula, é vital conhecer os níveis glicêmicos para que possam ajustar de forma adequada sua alimentação, carga de exercício e doses de insulina. Hoje a grande maioria mede os níveis de glicose várias vezes por dia através de um método incomodo e que só permite conhecer a glicemia de forma periódica.
É bom ter a tecnologia ao nosso lado! Então vamos torcer para que este sensor seja aprovado e que esteja logo disponível para utilização.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Viajando na gastronomia.


Para os apaixonados por gastronomia e que tem vontade de elaborar um pouco mais o cardápio do dia a dia, aprender técnicas de preparo de alimentos ou até mesmo pensa em iniciar um negócio neste ramo, nada melhor que buscar o lugar que ajude a dar o primeiro passo para transformar tudo isso em realidade. Aqui na terra de los hermanos, que por sinal tem uma gastronomia riquíssima e bem variada, contamos com o "Instituto Argentino de Gastronomia" (IAG). O IAG é um dos Institutos mas respeitados e conceituados daqui e está apto para formar profissionais ou para dar um empurrãozinho em iniciantes como eu.
Os cursos rápidos (direcionados para iniciantes) estão baseados em programas evolutivos que permitem descobrir e dominar os fundamentos da arte culinária de maneira completa e sistemática. O método de ensino é super didático unindo teoria e prática, ou seja, uma aula demonstrativa onde ao final fazemos uma degustação destinada a educar o paladar, o que é parte fundamental da aprendizagem seguida de uma aula prática onde repetimos as técnicas demonstradas, sempre sob supervisão. Ao final de cada prática o Chef comenta sobre os pratos degustados feitos pelos alunos.
O local é bem equipado e com professores (Chefs) muito bem preparados. O valor do curso está em torno dos R$ 600,00 e tem a duração de 2 meses (1 aula por semana) - O valor e o tempo podem variar de acordo com o curso escolhido.
Para quem estiver por aqui não perca esta oportunidade, e quem estiver por aí, busquem Institutos que tenham o mesmo perfil como SENAC e outros.
Com apenas uma aula já fiz um "Tournedos a la pimenta con panache" que segundo o maridão ficou show.  Experimente!!! Funciona como uma deliciosa terapia!!!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Quer comer "Como en Casa" em Buenos Aires?

Um dia desses andando pelas ruas de Recoleta passei por um lugarzinho charmoso chamado "Como en Casa"que me chamou a atenção. Como já estava na hora de comer uma coisinha, resolvi entrar para conhecer e tive uma grata surpresa... O lugar tem um ambiente acolhedor, o aroma e a apresentação dos pratos são irresistíveis e as sobremesas... Hummmmm! São um capítulo a parte.
A história do lugar é interessante, segundo o site, o lugar foi idealizado por duas irmãs que haviam se aposentado e que queriam continuar fazendo um algo mais. Começaram então a fazer tortas e coisas gostosas com as receitas de sua avó. Com o sucesso de suas receitas, aos poucos foram construindo seu pequeno projeto que prosperou e hoje já existem 3 lojas (Bairro Norte, Recoleta e Belgrano). Dizem que o aroma das tortas era sentido por quem passava do lado de fora e que a fila de pessoas esperando para comprar seus produtos chamava a atenção. O reconhecimento de seus produtos foi tão grande que as levou a participar de exposições como "Cuisine & Vins y Casa FOA 2006". Hoje já contam com mais de 100 integrantes em sua equipe e continuam fazendo coisas especiais transmitindo sua paixão pelo que fazem.
O cardápio é variado e com um toque de glamour nas combinações dos ingredientes. Podemos encontrar sanduiches, saladas, massas, sucos, tortas e pratos mais elaborados para um almoço ou um jantar.
As minhas recomendações são:
- Principal: Strudel de frango com mix salada verde
- Beber: limonada com menta e gengibre
- Sobremesa: fecha o olho e aponta para uma na vitrine, são todas "DELECIOSAS" (como diz minha filhinha mais nova). E um cafezinho de saída.
Como nada nessa vida é só bom tenho uma crítica a fazer ao local, o atendimento não é dos melhores. Mas se você está com o tempo à seu favor, esse detalhezinho vai passar desapercebido.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Especiarias

As especiarias são produtos vegetais (flor, fruto, semente, casca, caule, raiz) naturais ou em misturas, utilizadas para adicionar sabor e aroma aos alimentos.  Seu flavor acentuado se deve à presença dos óleos essenciais, que são líquidos de aparência oleosa a temperatura ambiente, de fácil volatilidade e aroma agradável, e normalmente são também chamados de essências. As especiarias além de serem utilizadas na culinária também são marcantes na elaboração de cosméticos, incensos e medicamentos.
Dentre as especiarias mais utilizadas temos:
Canela - obtida da parte interna da casca do tronco da árvore caneleira, é muito utilizada na culinária como condimento e aromatizante. O sabor e aroma intensos vêm do aldeído cinâmico ou cinamaldeído.

Cravo-da-índia-  árvore nativa da Indonésia. O botão de sua flor, seco, é utilizado como especiaria desde a antiguidade, empregado na culinária e na fabricação de medicamentos.
Pimenta-preta - também conhecida como pimenta-redonda e, no Brasil, como pimenta-do-Reino, é uma das mais antigas especiarias conhecidas. Os seus grãos, secos e moídos, são bastante utilizados na culinária de diversos países. Tem um sabor forte, levemente picante, proveniente de um composto químico chamado piperina. Por essa razão foi utilizada desde a Idade Média para disfarçar o sabor dos alimentos em vias de decomposição. Suas diferentes colorações e intensidade de sabor (verde, vermelha e preta) dependem do seu estágio de maturação.
Noz-moscada -  obtidas do fruto da moscadeira. O consumo de uma noz-moscada inteira ou 5 g do seu pó, podem produzir efeitos de intoxicação como: alucinações auditivas e visuais, descontrole motor e despersonalização.
Açafrão - é extraído dos estigmas de flores de uma variedade de Crocus sativus, uma planta da família das Iridáceas. É utilizado desde a Antiguidade como especiaria, principalmente na culinária mediterrânica. É, atualmente, a especiaria mais cara do mundo, uma vez que para a preparação de um quilo são processadas manualmente cerca de 100 mil flores da planta, para a retirada de seus estigmas.

Veja também!

Related Posts with Thumbnails