Pesquise neste blog.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Mudança de visual!!!

Calma, calma... Vocês não estão no blog errado!! Foi só uma mudança de visual. Gostaram???
Ah!!! Tem um post fresquinho abaixo deste. Continuem curtindo!

Dieta do mediterrâneo na lista da UNESCO.


Imagine um dia típico na antiga Grécia. Os gregos estariam sentados em mesinhas ao ar livre,  comendo seus deliciosos pães com azeite de oliva, queijos, frutas secas e claro, bebendo um bom vinho. Tudo isso na companhia de amigos e familiares. Depois um soninho após o almoço porque ninguém é de ferro. Pois é, esse é o estilo de vida mediterrâneo.
A dieta mediterranea já existe a milhares de anos e hoje é muito recomendada para os que querem ter uma alimentação saudável. Seus efeitos positivos para a saúde, especialmente na prevenção de doenças cardiovasculares, tem sido comprovada por diversos estudos científicos. Tantos são seus benefícios, que os países do mediterrâneo estão solicitando a inclusão da dieta mediterrânea na lista do Patrimonio Cultural Inmaterial da Humanidade da UNESCO. Será? O objetivo desta candidatura é conseguir seu reconhecimento internacional para que cada vez mais, pessoas tenham acesso a uma melhor qualidade de vida.
Para que você usuflua dos benefícios desta alimentação, basta seguir os dez mandamentos da dieta mediterrânea:
1- Utilizar azeite de oliva nas preparações diárias;
2- Consumir alimentos de origem vegetal em abundância (frutas, verduras, legumes e frutas secas)
3- O pão e os alimentos a base de cereais devem ser consumidos diariamente;
4- Priorizar alimentos pouco processados, frescos e de temporada;
5- Consumir diariamente produtos lácteos, principalmente iogurtes e queijos;
6- A carne vermelha deve ser consumida com moderação;
7- Consumir pescado em abundância e ovos com moderação;
8- A fruta fresca deve ser a sobremesa habitual;
9- A água é a bebida por excelencia no mediterrânio;
10- Fazer atividade física diariamente.
No entanto, para os habitantes da costa mediterrânea, o verdadeiro segredo não está só na comida, mas também em comer com calma, evitar o estresse, manter o bom humor e ter sempre uma boa relação de amizade e amor com a famíla e amigos. Fácil, não é!
Na figura acima temos a pirâmide da dieta do mediterrâneo, ela vai ajudar a adotar novas condutas alimentares. Para dar um empurrãozinho e para não perder o hábito vai uma receitinha de regalo.


CAPONATA SICILIANA
Prato típico da Sicília, pode ser consumido quente ou frio, como entrada, molho para macarrão ou acompanhamento de carne, peixe e queijo.
Ingredientes:
4 berinjelas médias;
6 folhas de aipo;
2 cebolas;
5 tomates maduros;
150g de azeitonas verdes sem caroço;
2 colheres de alcaparras;
1 colher rasa de açúcar;
3 colheres de vinagre de vinho tinto;
10 colheres de azeite extra-virgem de oliva;
manjericão;
sal e pimenta-do-reino.
Modo de Fazer:
Lavar as berinjelas e cortá-las em cubinhos, salgar e deixá-las em um escorredor por cerca de uma hora, para que percam o sabor amargo. Enxaguá-las e enxugar com papel de cozinha. Lavar o aipo, cortá-lo em pedaços e colocar para ferver em água por 10 minutos. Depois, escorrer muito bem. Lavar os tomates, tirar a casca, eliminar as sementes e cortar em pedacinhos. Cortar as azeitonas ao meio. Lavar muito bem as alcaparras e cortar as cebolas bem finas. Esquentar o azeite em uma panela ou frigideira grande e fritar as berinjelas por 3 minutos ou até que fiquem douradas. Retirá-las e reservar. No mesmo azeite, refogar as cebolas e o aipo, acrescentar o tomate, as azeitonas e as alcaparras. Temperar com sal e pimenta e deixar em fogo brando por 5 minutos. Acrescentar então as berinjelas e deixar cozinhando por mais 10 minutos, mexendo pouco e delicadamente. Adicionar o açúcar e o vinagre. Mais 4 minutos de cozimento e está pronto. No final, temperar com o manjericão picado. Serve quatro pessoas.

sábado, 4 de setembro de 2010

Um creme dos Deuses!!!!


O crème brûlée ("creme queimado" em francês) é uma sobremesa fácil de fazer e na maioria das vezes, bem apreciada. Consiste em um creme feito com creme de leite, ovos e açúcar, com uma camada de açúcar queimado por um maçarico. É geralmente servido gelado e em ramekins individuais. Além de baunilha, pode-se usar também chocolate, doce de leite, café, canela, coco, licores etc. Sua apresentação é delicada e seu sabor reune sutileza e harmonia de texturas.

Crème Brûlée de doce de leite
Ingredientes: 500ml de leite integral, 200ml de creme de leite, 4 col sopa de açúcar, 4 ovos inteiros, 2 gemas, 250g de doce de leite.
Preparo:
- Ferver o leite e agregar aos ovos batidos com açúcar (mexer bem para que cozinhe o ovo);
- Acrescentar o creme de leite e em seguida o doce de leite - mesclar
- Colocar o creme em recipientes individuais ou em um único recipiente. Importante:tem que ter 2 cm de altura.
- Levar ao fogo em banho-maria por 40 min
- Deixar esfriar a temperatura ambiente e em seguida levar ao congelador por 1h
- Ao servir, colocar uma camada fina de açúcar sobre o creme e flambar com maçarico CULINÁRIO. Esta etapa é opcional. 
                                                                Bon Appetit!!!!

Veja também!

Related Posts with Thumbnails