Pesquise neste blog.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Sindrome metabólica e microcirculação

A obesidade combinada com a má alimentação e falta de atividade física regular (Sindrome metabólica) faz com que os vasos sanguíneos de indivíduos com este perfil se fechem com o passar dos anos.
O processo pode prosseguir até o desaparecimento parcial desses vasos, comprometendo de forma significativa a microcirculação do fluxo sanguíneo.
Dependendo do excesso de gordura, os microvasos podem entupir e "secar", gerando pane no sistema circulatório responsável pelo transporte e distribuição do sangue nos tecidos e órgãos.
Essas alterações na microcirculação estão envolvidas, na origem, no que chamamos de lesões de órgãos-alvo [coração, cérebro e rins], ocasionando complicações nestes órgãos nobres do nosso organismo, como insuficiência cardíaca, renal e lesões cerebrais.
A conclusão é de um estudo realizado em parceria pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Para previnir tudo isso é só praticar exercício regularmente e ter uma alimentação equilibrada. Na dúvida de como começar, procure ajuda de um profissional especializado no assunto.

Veja também!

Related Posts with Thumbnails