Pesquise neste blog.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Alimentação para crianças menores de 2 anos.

A alimentação e a nutrição adequadas são requisitos essenciais para o crescimento e desenvolvimento das crianças, conheça então os dez passos da nutrição saudável para os pequenos  menores de 2 anos:
Passo 1: dar somente leite materno até os seis meses, sem oferecer água, chás ou quaisquer outros alimentos;
Passo 2: a partir dos seis meses, oferecer de forma lenta e gradual, outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade;
Passo 3: a partir dos seis meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes) três vezes ao dia se a criança receber leite materno e cinco vezes ao dia, se já tiver desmamado;
Passo 4: a alimentação complementar deve ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando-se a vontade da criança;
Passo 5: a alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida de colher; deve começar com consistência pastosa (papas, purês) e, gradativamente, deve ter sua consistência aumentada, até chegar à alimentação da família;
Passo 6: oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida;
Passo 7: estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições;
Passo 8: evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação;
Passo 9: cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir o seu armazenamento e conservação adequados;
Passo 10: estimular a criança doente e convalescente a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Pizza em Buenos Aires, hum!!!!

Almacén de Pizzas é uma pizzaria aqui de Buenos Aires que tem cinco anos de vida e se diferencia por suas pizzas "gourmet". Tem uma concepção moderna e sabores sofisticados. A massa é fina, leve e crocante, o molho de tomate é simples, com um único segredo: ao final de sua preparação é adicionado manjericão fresco, azeite e uma pitada de sal para realçar o sabor.
Sugestões de sabores:
"Manolo e Francesca" (presunto de parma, rúcula, tomates secos e lascas de parmesão)
"De la huerta" (molho de tomates frescos, mozarrella, verduras frescas assadas ao forno e azeite de oliva).
Divinas!!! Tem também saladas, quiches e as famosas empanadas (recomendo a de frango barbecue, uma tentação!).
Garanto que não é só uma simples pizzaria de Buenos Aires  e sim uma belíssima experiência gastronômica.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Olfato e Alzheimer

Pesquisadores americanos encontram uma nova evidência de que a perda de olfato é um sintoma precoce do mal que devasta a memória. Isso mesmo. Em um experimento com ratos, cientistas da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, confirmaram a suspeita de que falhas na capacidade de sentir odores podem ser um sinal da maior causa de demência do globo: “A doença afeta regiões do cérebro que processam os cheiros, provocando mudanças em sua percepção”, conta o líder da investigação, Daniel Wesson. “No entanto, o comprometimento dessa função isoladamente não é o bastante para o diagnóstico”. É mais um alarme que merece avaliação médica. “Buscamos um teste que diferencie a perda de olfato por Alzheimer daquela motivada por fatores como alergias”, diz Wesson.
fonte: Revista Saúde

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Doe órgãos. Doe Vida.


Doe... Isto sim é um ato de amor!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Tecido adiposo contém células-tronco.

Segundo estudos recentes, o tecido adiposo não é apenas uma reserva de gordura, também contém células-tronco hematopoiéticas, similares às das medula óssea e são capazes de se especializar em células imunológicas, segundo estudo preliminar feito em ratos.
Os resultados ainda precisam de confirmação em humanos, mas parece que o tecido adiposo contém células hematopoiéticas que podem se diferenciar em mastócitos (células imunológicas) ou outras células. Por enquanto, só se produz células sanguíneas a partir de células-tronco da medula óssea, cuja extração é complicada e muito invasiva, ao contrário do tecido adiposo, que há muitas e são fáceis de extrair.  Essa recente descorberta poderá revolucionar o mundo da hematopoiese (criação de sangue).
Fonte: Revista científica americana Stem Cell.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Pirâmide alimentar para crianças.

A pirâmide alimentar para crianças (clique em cima da figura para aumentar a imagem) foi desenhada para orientar o consumo dos diferentes alimentos por esta faixa etária e para direcioná-los a uma alimentação saudável e equilibrada. Sua orientação respeita a necessidade nutricional das diferentes etapas de desenvolvimento infantil (6 meses até a adolescência).
A pirâmide divide-se em 4  principais grupos de alimentos e  indica as quantidade e a frequência que devem ser consumidos. Cada um desses grupos, apresenta nutrientes e energia em quantidades ideais para o crescimento e desenvolvimento dos pequenos. É importante termos em conta que, os alimentos que estão na base da pirâmide devem ser consumidos em maior quantidade e com maoir frequência, enquanto que os que estão no pico o consumo regular é desaconselhavel. Como o consumo está indicado por porções, ao final da figura você encontra a quantidade que representa uma porção dos diferentes  grupos de alimentos.
Além disso, a pirâmide também incentiva a prática de atividades físicas pelos pequenos (esportes, jogos, brincadeiras...). Aproveitando o tema, tenho uma outra pirâmide bem didática que estimula a criança a se exercitar mais e ficar menos tempo na frente da televisão.                              


Agora é só imprimir, colar na geladeira e seguir as orientações! 

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Lactobacilos... É de comer?


Falar sobre Lactobacilos parece algo muito complexo, pois é difícil imaginar o que não pode ser visto a olho nu. Para se ter uma ideia do seu tamanho visualize 1 milímetro em uma régua. 1 milímetro dividido por 1000 é o tamanho dos lactobacilos: 1µ= 1 mícron = 10-6 m.
Devido a sua forma de bastonetes são chamados de “bacilos” e por transformarem através da fermentação o açúcar do leite (lactose) em ácido láctico, são chamados de lactobacilos. Existem diferentes tipos de lactobacilos que são utilizados na fabricação de iogurtes, coalhadas, queijos, entre outros, com a finalidade de conferir diversos sabores, texturas e aromas após a fermentação.
Lactobacilos casei Shirota visto no microscópio eletrônico)

O ácido láctico é .Os Lactobacillus casei Shirota são microrganismos selecionados, capazes de atravessar a acidez do estômago, chegarem vivos aos intestinos e proporcionarem o equilíbrio das funções intestinais através da produção do ácido láctico. O meio ácido favorece o aumento dos microrganismos benéficos que auxiliam na redução dos riscos de doenças. Esses lactobacilos probióticos são encontrados nos leites fermentados e iogurtes.  A ingestão diária (1vez) é fundamental para usufruirmos de seus benefícios.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Amizade, um santo remédio para ser feliz!


Pode parecer bobagem, mas ter amigos para compartilhar alegrias e tristezas faz muitíssimo bem à saúde, sabia? Segundo um estudo feito recentemente pela Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, manter-se sozinha é tão prejudicial à saúde quanto fumar, beber e ser sedentária. Enquanto isso, ter uma vida rodeada de boas companhias ajuda a viver até 50% mais.
Tal conclusão se deve ao fato dos amigos auxiliarem uns aos outros a lidarem com o estresse, além de incentivarem de forma mais eficiente o companheiro a ter atitudes mais saudáveis. Afinal, nada melhor do que começar aquela dieta ou se matricular na academia quando se tem uma companhia. Não é mesmo?
Segundo especialistas, a falta desse elo afeta da seguinte maneira: “O hormônio cortisol, liberado excessivamente em situações de tensão e perigo, enfraquece o sistema imunológico. É por isso que indivíduos solitários são mais vulneráveis aos efeitos do estresse e acabam adoecendo”.
Para completar, uma outra pesquisa realizada pela ISMA-BR, constatou que 48% dos entrevistados dependem dos amigos para relaxar. Isso quer dizer que estar ao lado de pessoas especiais enche o corpo de endorfina, o hormônio do prazer. Se entregue à amizade e seja mais feliz e saudável!

domingo, 14 de novembro de 2010

Scones, uma tentação de origem escocesa.

O scone é um pãozinho redondo de origem escocesa, muito leve, macio e crocante, indispensável para acompanhar uma perfumada xícara de chá ou um mate geladinho. Pode ser doce ou salgado, vai depender da sua criatividade para combinar os ingredientes do recheio (sugestões: figo desidratado com parmezano, passas com frutas critalizadas, gotas de chocolate, abacaxí com côco, pêra com amêndoas, laranja com castanha, queijo com cebola, azeitona com alcaparras, ameixa com bacon, salame com queijo...). É uma delícia!!!!! 
RECEITA BASE DOS SCONES
- Manteiga fria: 100g
- Açúcar: 60g
- Farinha com fermento: 400g
- Ovo: 1 inteiro
- Creme de leite: 150ml
- Sal: 1 pitada
- Iogurte natural: 60ml
Modo de fazer:  juntar todos os ingredientes secos com a manteiga até virar uma farofa, agregar os ingredientes úmidos, previamente misturados. Trabalhar a massa até que fique homogenea. Colocar sobre uma superfície enfarinhada, abrir (rechear se quiser) e esticar a massa deixando 3 cm de altura, dobrar ao meio. Cortar a massa dobrada com um molde redondo de 6 cm de diâmetro, pincelar com ovo batido e levar ao forno (220°C) por 20 min. 

sábado, 13 de novembro de 2010

Le Blé, huuum!!! Sem palavras...

Le blé  é  um lugar que não se pode deixar de conhecer aqui em Buenos Aires, posso garantir que é de dar água na boca. O aroma do lugar e algo fora de série, que nos guia a uma mesa cheia de coisinhas deliciosas e variadas, todas com um toque da culinária francesa. Fica impossível escolher só uma! Tem estantes com grande variedade de pães aromatizados, do campo, com sementes, brioches,... para todos os gostos. A pastelaria... hum!!! Muffins (banana, chocolate, cenoura, etc), tortas, tarteletes...,  uffffa!!! Tem de tudo, as fotos falam por si. O ambiente é simples, lembra uma casinha de campo e é um bom lugar para passar uma tarde linda, tomar um bom café e disfrutar de uma culinária  "muy rica".

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Suflê de cenoura.

Receita mais fácil e prática que esta não existe... E ainda é deliciooooosa!!!!!
SUFLÊ DE CENOURA
Ingredientes: 2 cenouras médias, 1 colher de sopa de margarina, 1 xícara de leite desnatado, 2 colheres de sopa cheias de farinha de trigo (comum ou integral), 3 colheres de sopa de queijo ralado, 2 ovos  (separar gema e clara), 1 colher de café de fermento, temperos à gosto (cebolinha, salsa, alho, cebola e sal).
Modo de Preparo:
1.Cortar as cenouras em pedaços pequenos
2.Bater no liquidificador os pedaços de cenoura, a margarina, o queijo ralado, o leite, temperos, a farinha de trigo e as gemas até obter um creme; reserve
3.Bater as claras em neve e misturar delicadamete ao creme
4.Coloque em um refratário polvilhe queijo ralado
5.Leve ao forno pré aquecido por 30 minutos
OBS: A cenoura pode ser substituida por outros ingredientes (abobrinha, abóbora, milho, chuchu, palmito, espinafre, brócolis, couve-flor...)
Valor calórico por porção (3 colheres de sopa): 80kcal

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Tá precisando de um piquenique?

Que tal diminuir o ritmo e promover um piquenique com a família? A idéia de realizar um piquenique, com certeza, anima muito mais a criançada do que os adultos. Afinal para os pequenos, transportar uma refeição da mesa da cozinha para um espaço ao ar livre é diversão garantida. Enquanto nós, grandinhos, logo pensamos no trabalho de carregar as coisas para um canto fora de casa, na sujeira que isso tudo pode causar, na dificuldade de escolher um lugar que não ofereça riscos... Enfim, o passeio que tinha que ser prazeroso, vira uma opção desgastante e estressante.
Será que nos tornamos metódicos demais em relação a vida e já não consiguimos tirar proveito dos momentos simples? Se você se identificou com isso comece a se preocupar... Segundo especialistas hoje em dia vivemos em um ritmo tão acelerado que quase nunca damos conta de gerenciar nossas tarefas diárias. Como resultado, ficamos estressados o que acaba gerando todo um desequilibrio orgânico podendo acarretar em doenças como transtornos de ansiedade e depressão. Por isso mesmo é que espantar a rabugice, resgatar o lado lúdico e inserir momentos de lazer na rotina, como um piquenique, pode fazer toda a diferença.
Momentos assim, são fundamentais para resgatarmos o equilíbrio interno, por possibilitarem a ativação do sitema nervoso parassimpático, com liberação do neurotransmissor dopamina e substâncias endógenas como as endorfinas, combatendo assim os efeitos gerados pelo estresse e dando uma incrível sensação de bem-estar. No entanto, para que esses momentos proporcinem realmente alegria, prazer e relaxamento é preciso entrar no jogo e deixar bem longe todos os fatores estressantes.
De acordo com especialistas, as pessoas ansiosas podem ter dificuldade para curtir momentos assim porque, normalmente, seu pensamento está sempre no futuro impedindo que percebam a beleza do que estão vivendo no presente. Por isso devemos desligar o celular, ignorar a sujeira das crianças, deixar a mosquinha sobrevoar o bolo de chocolate... Enfim, relaxar.
Então, prontos para transformar um programinha simples como o piquenique em um momento saudável para o corpo, para a mente e, é claro, para as suas relações?  

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Ração Humana.

O nome pode ser estranho, mas os benefícios desse alimento para a saúde, seja para diminuir alguns quilos ou para deixar as refeições mais nutritivas, são magníficos. Além de ser rica em nutrientes, é também uma boa opção para perder peso pois atua como coadjuvante do emagrecimento graças a combinação de ingredientes que oferecem fibras, vitaminas e minerais. As fibras ajudam na saciedade e no bom funcionamento intestinal, eliminando inchaço e toxinas, além de diminuir a absorção de carboidratos e gordura da dieta (efeito esponja). Os minerais presentes na ração, como cromo, magnésio, zinco e selênio, além das propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudam a potencializar o metabolismo e a queima de gordura. No entanto, não pense que a ração é milagrosa, seus efeitos estão associados a hábitos saudáveis.
Sua utilização é aconselhada no desjejum (2 colheres de sopa de ração por dia no máximo) batida com leite, sucos, extrato de soja ou até mesmo puro, no entanto o acompanhamento de um profissional de nutrição é necessário.
A ração humana pode ser preparada em casa onde você pode aproveitar e personalizar a gosto, segue a receita.

Ração Humana
Ingredientes: 200g de farelo de trigo, 100gde gérmen de trigo, 100g de aveia, 100g de linhaça, 100g de gergelim com casca, 25g de levedo de cerveja, 100g de extrato de soja, 100g de gelatina hidrolizada (colágeno em pó), 25g de guaraná em pó, 50g de cacau, 100g açúcar mascavo.
Preparo: Misture tudo delicadamente, guarde em um recipiente escuro e bem fechado e armazene na geladeira. Consumir em 1 mês no máximo.

domingo, 7 de novembro de 2010

Uma delícia de revista!!


A revista Perfil Gastronômico é uma revista digital mensal com acesso gratuito, disponível nos formatos de arquivo para download e arquivo para leitura - flipping book. Está direcionada aos amantes da gastronomia, empresários e profissionais da área, chefs de cozinha, gourmets, estudantes de gastronomia, blogueiros e confrades , pousadas, hotéis, restaurantes, enfim, a todos aqueles que apreciam o requinte e prazer da boa mesa. Tem como escopo oferecer informações, entrevistas, matérias e campanhas publicitárias com conteúdo de alta qualidade e credibilidade para um público exigente.
Eu li e adorei!!! Agora só falta você conferir...

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Mudança de visual!!!

Calma, calma... Vocês não estão no blog errado!! Foi só uma mudança de visual. Gostaram???
Ah!!! Tem um post fresquinho abaixo deste. Continuem curtindo!

Dieta do mediterrâneo na lista da UNESCO.


Imagine um dia típico na antiga Grécia. Os gregos estariam sentados em mesinhas ao ar livre,  comendo seus deliciosos pães com azeite de oliva, queijos, frutas secas e claro, bebendo um bom vinho. Tudo isso na companhia de amigos e familiares. Depois um soninho após o almoço porque ninguém é de ferro. Pois é, esse é o estilo de vida mediterrâneo.
A dieta mediterranea já existe a milhares de anos e hoje é muito recomendada para os que querem ter uma alimentação saudável. Seus efeitos positivos para a saúde, especialmente na prevenção de doenças cardiovasculares, tem sido comprovada por diversos estudos científicos. Tantos são seus benefícios, que os países do mediterrâneo estão solicitando a inclusão da dieta mediterrânea na lista do Patrimonio Cultural Inmaterial da Humanidade da UNESCO. Será? O objetivo desta candidatura é conseguir seu reconhecimento internacional para que cada vez mais, pessoas tenham acesso a uma melhor qualidade de vida.
Para que você usuflua dos benefícios desta alimentação, basta seguir os dez mandamentos da dieta mediterrânea:
1- Utilizar azeite de oliva nas preparações diárias;
2- Consumir alimentos de origem vegetal em abundância (frutas, verduras, legumes e frutas secas)
3- O pão e os alimentos a base de cereais devem ser consumidos diariamente;
4- Priorizar alimentos pouco processados, frescos e de temporada;
5- Consumir diariamente produtos lácteos, principalmente iogurtes e queijos;
6- A carne vermelha deve ser consumida com moderação;
7- Consumir pescado em abundância e ovos com moderação;
8- A fruta fresca deve ser a sobremesa habitual;
9- A água é a bebida por excelencia no mediterrânio;
10- Fazer atividade física diariamente.
No entanto, para os habitantes da costa mediterrânea, o verdadeiro segredo não está só na comida, mas também em comer com calma, evitar o estresse, manter o bom humor e ter sempre uma boa relação de amizade e amor com a famíla e amigos. Fácil, não é!
Na figura acima temos a pirâmide da dieta do mediterrâneo, ela vai ajudar a adotar novas condutas alimentares. Para dar um empurrãozinho e para não perder o hábito vai uma receitinha de regalo.


CAPONATA SICILIANA
Prato típico da Sicília, pode ser consumido quente ou frio, como entrada, molho para macarrão ou acompanhamento de carne, peixe e queijo.
Ingredientes:
4 berinjelas médias;
6 folhas de aipo;
2 cebolas;
5 tomates maduros;
150g de azeitonas verdes sem caroço;
2 colheres de alcaparras;
1 colher rasa de açúcar;
3 colheres de vinagre de vinho tinto;
10 colheres de azeite extra-virgem de oliva;
manjericão;
sal e pimenta-do-reino.
Modo de Fazer:
Lavar as berinjelas e cortá-las em cubinhos, salgar e deixá-las em um escorredor por cerca de uma hora, para que percam o sabor amargo. Enxaguá-las e enxugar com papel de cozinha. Lavar o aipo, cortá-lo em pedaços e colocar para ferver em água por 10 minutos. Depois, escorrer muito bem. Lavar os tomates, tirar a casca, eliminar as sementes e cortar em pedacinhos. Cortar as azeitonas ao meio. Lavar muito bem as alcaparras e cortar as cebolas bem finas. Esquentar o azeite em uma panela ou frigideira grande e fritar as berinjelas por 3 minutos ou até que fiquem douradas. Retirá-las e reservar. No mesmo azeite, refogar as cebolas e o aipo, acrescentar o tomate, as azeitonas e as alcaparras. Temperar com sal e pimenta e deixar em fogo brando por 5 minutos. Acrescentar então as berinjelas e deixar cozinhando por mais 10 minutos, mexendo pouco e delicadamente. Adicionar o açúcar e o vinagre. Mais 4 minutos de cozimento e está pronto. No final, temperar com o manjericão picado. Serve quatro pessoas.

sábado, 4 de setembro de 2010

Um creme dos Deuses!!!!


O crème brûlée ("creme queimado" em francês) é uma sobremesa fácil de fazer e na maioria das vezes, bem apreciada. Consiste em um creme feito com creme de leite, ovos e açúcar, com uma camada de açúcar queimado por um maçarico. É geralmente servido gelado e em ramekins individuais. Além de baunilha, pode-se usar também chocolate, doce de leite, café, canela, coco, licores etc. Sua apresentação é delicada e seu sabor reune sutileza e harmonia de texturas.

Crème Brûlée de doce de leite
Ingredientes: 500ml de leite integral, 200ml de creme de leite, 4 col sopa de açúcar, 4 ovos inteiros, 2 gemas, 250g de doce de leite.
Preparo:
- Ferver o leite e agregar aos ovos batidos com açúcar (mexer bem para que cozinhe o ovo);
- Acrescentar o creme de leite e em seguida o doce de leite - mesclar
- Colocar o creme em recipientes individuais ou em um único recipiente. Importante:tem que ter 2 cm de altura.
- Levar ao fogo em banho-maria por 40 min
- Deixar esfriar a temperatura ambiente e em seguida levar ao congelador por 1h
- Ao servir, colocar uma camada fina de açúcar sobre o creme e flambar com maçarico CULINÁRIO. Esta etapa é opcional. 
                                                                Bon Appetit!!!!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Um jantar a dois.

Construções baixas, casas antigas e reformadas, ávores centenárias e cantinhos cheios de história. Estamos falando de Palermo Viejo, um lugar bom para passear e para experimentar sabores especiais.
Resgatando todo esse espírito do bairro, encontrei um restaurante chamado Cabernet. Um casarão muito bem decorado integrado a um patio interno a céu aberto perfeito para um jantar romântico de primavera.
O carta principal oferece opções de entradas frias e quentes além de pratos de carnes, aves, pescados, pastas, risotos e sobremesas. Todos muito bem elaborados e com combinações saborosas e surpreendentes.
Minha escolha foi "Bondiola a la cerveza negra y calabazas assadas com mel e tomilho" Sensacional!!!!! Vinha acompanhado com um purê de maçã e com chips de berinjelas. De sobremesa um  "Créme Brûlée com frutas rojas" que estava magnífico!
Além de se comer bem, o lugar é muito acolhedor e propício para apreciar um bom vinho, colocar a conversa em dia, planejar o futuro, revivier o passado... Enfim, relaxar!! E depois de tudo isso, andar pelas ruas de Palermo e respirar o "bom ar" de Buenos Aires.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Nova promessa para os diabéticos.

Boas notícias para os portadores de diabetes! Um grupo de cientistas americanos desenvolveu um sensor subcutâneo capaz de medir de forma contínua os níveis de glicose e de transmitir esses dados a um receptor externo possibilitando então um melhor controle permitindo uma intervenção antecipada em um momento de crise.
Todos nós sabemos que para os diabéticos, que apresentam ineficiência no transporte de glicose do sangue para célula, é vital conhecer os níveis glicêmicos para que possam ajustar de forma adequada sua alimentação, carga de exercício e doses de insulina. Hoje a grande maioria mede os níveis de glicose várias vezes por dia através de um método incomodo e que só permite conhecer a glicemia de forma periódica.
É bom ter a tecnologia ao nosso lado! Então vamos torcer para que este sensor seja aprovado e que esteja logo disponível para utilização.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Viajando na gastronomia.


Para os apaixonados por gastronomia e que tem vontade de elaborar um pouco mais o cardápio do dia a dia, aprender técnicas de preparo de alimentos ou até mesmo pensa em iniciar um negócio neste ramo, nada melhor que buscar o lugar que ajude a dar o primeiro passo para transformar tudo isso em realidade. Aqui na terra de los hermanos, que por sinal tem uma gastronomia riquíssima e bem variada, contamos com o "Instituto Argentino de Gastronomia" (IAG). O IAG é um dos Institutos mas respeitados e conceituados daqui e está apto para formar profissionais ou para dar um empurrãozinho em iniciantes como eu.
Os cursos rápidos (direcionados para iniciantes) estão baseados em programas evolutivos que permitem descobrir e dominar os fundamentos da arte culinária de maneira completa e sistemática. O método de ensino é super didático unindo teoria e prática, ou seja, uma aula demonstrativa onde ao final fazemos uma degustação destinada a educar o paladar, o que é parte fundamental da aprendizagem seguida de uma aula prática onde repetimos as técnicas demonstradas, sempre sob supervisão. Ao final de cada prática o Chef comenta sobre os pratos degustados feitos pelos alunos.
O local é bem equipado e com professores (Chefs) muito bem preparados. O valor do curso está em torno dos R$ 600,00 e tem a duração de 2 meses (1 aula por semana) - O valor e o tempo podem variar de acordo com o curso escolhido.
Para quem estiver por aqui não perca esta oportunidade, e quem estiver por aí, busquem Institutos que tenham o mesmo perfil como SENAC e outros.
Com apenas uma aula já fiz um "Tournedos a la pimenta con panache" que segundo o maridão ficou show.  Experimente!!! Funciona como uma deliciosa terapia!!!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Quer comer "Como en Casa" em Buenos Aires?

Um dia desses andando pelas ruas de Recoleta passei por um lugarzinho charmoso chamado "Como en Casa"que me chamou a atenção. Como já estava na hora de comer uma coisinha, resolvi entrar para conhecer e tive uma grata surpresa... O lugar tem um ambiente acolhedor, o aroma e a apresentação dos pratos são irresistíveis e as sobremesas... Hummmmm! São um capítulo a parte.
A história do lugar é interessante, segundo o site, o lugar foi idealizado por duas irmãs que haviam se aposentado e que queriam continuar fazendo um algo mais. Começaram então a fazer tortas e coisas gostosas com as receitas de sua avó. Com o sucesso de suas receitas, aos poucos foram construindo seu pequeno projeto que prosperou e hoje já existem 3 lojas (Bairro Norte, Recoleta e Belgrano). Dizem que o aroma das tortas era sentido por quem passava do lado de fora e que a fila de pessoas esperando para comprar seus produtos chamava a atenção. O reconhecimento de seus produtos foi tão grande que as levou a participar de exposições como "Cuisine & Vins y Casa FOA 2006". Hoje já contam com mais de 100 integrantes em sua equipe e continuam fazendo coisas especiais transmitindo sua paixão pelo que fazem.
O cardápio é variado e com um toque de glamour nas combinações dos ingredientes. Podemos encontrar sanduiches, saladas, massas, sucos, tortas e pratos mais elaborados para um almoço ou um jantar.
As minhas recomendações são:
- Principal: Strudel de frango com mix salada verde
- Beber: limonada com menta e gengibre
- Sobremesa: fecha o olho e aponta para uma na vitrine, são todas "DELECIOSAS" (como diz minha filhinha mais nova). E um cafezinho de saída.
Como nada nessa vida é só bom tenho uma crítica a fazer ao local, o atendimento não é dos melhores. Mas se você está com o tempo à seu favor, esse detalhezinho vai passar desapercebido.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Especiarias

As especiarias são produtos vegetais (flor, fruto, semente, casca, caule, raiz) naturais ou em misturas, utilizadas para adicionar sabor e aroma aos alimentos.  Seu flavor acentuado se deve à presença dos óleos essenciais, que são líquidos de aparência oleosa a temperatura ambiente, de fácil volatilidade e aroma agradável, e normalmente são também chamados de essências. As especiarias além de serem utilizadas na culinária também são marcantes na elaboração de cosméticos, incensos e medicamentos.
Dentre as especiarias mais utilizadas temos:
Canela - obtida da parte interna da casca do tronco da árvore caneleira, é muito utilizada na culinária como condimento e aromatizante. O sabor e aroma intensos vêm do aldeído cinâmico ou cinamaldeído.

Cravo-da-índia-  árvore nativa da Indonésia. O botão de sua flor, seco, é utilizado como especiaria desde a antiguidade, empregado na culinária e na fabricação de medicamentos.
Pimenta-preta - também conhecida como pimenta-redonda e, no Brasil, como pimenta-do-Reino, é uma das mais antigas especiarias conhecidas. Os seus grãos, secos e moídos, são bastante utilizados na culinária de diversos países. Tem um sabor forte, levemente picante, proveniente de um composto químico chamado piperina. Por essa razão foi utilizada desde a Idade Média para disfarçar o sabor dos alimentos em vias de decomposição. Suas diferentes colorações e intensidade de sabor (verde, vermelha e preta) dependem do seu estágio de maturação.
Noz-moscada -  obtidas do fruto da moscadeira. O consumo de uma noz-moscada inteira ou 5 g do seu pó, podem produzir efeitos de intoxicação como: alucinações auditivas e visuais, descontrole motor e despersonalização.
Açafrão - é extraído dos estigmas de flores de uma variedade de Crocus sativus, uma planta da família das Iridáceas. É utilizado desde a Antiguidade como especiaria, principalmente na culinária mediterrânica. É, atualmente, a especiaria mais cara do mundo, uma vez que para a preparação de um quilo são processadas manualmente cerca de 100 mil flores da planta, para a retirada de seus estigmas.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Dispositivo intestinal contra a obesidade.

O Hospital das Clínicas, em São Paulo deu início a uma série de testes com um novo método de combate à obesidade que começou a ser testado no Brasil. Sua peça-chave é um dispositivo de plástico fino e maleável em forma de tubo, colocado no duodeno por meio de uma endoscopia. É por dentro deste tubo plástico de 62 centímetros que o alimento ingerido passa. Com a presença do dispositivo a tragetória do alimento, que passa do estômago para o intestino, fica bem mais lenta e com isso existe a sensação de saciedade.  Isso ocorre, porque dentro do tubo, o alimento não recebe as secreções liberadas pelo pâncreas e pelo fígado, que só atingem a comida depois que ela percorreu todo o tubo plástico fazendo com que a digestão e a absorção dos alimentos seja incompleta.  O resultado é a perda de peso. Os resultados dos testes, até o momento, são surpreendentes e a previsão é de que, até 2011, esse tratamento seja aprovado e aplicado em pessoas com OBESIDADE. A nova metodologia também está sendo testada nos Estados Unidos, Holanda e Chile.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Brasil é medalha de ouro no uso de agrotóxicos.

O relatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgado recentemente aponta alta presença de agrotóxicos nos alimentos – frutas, verduras, legumes e grãos - consumidos pelos brasileiros. Os casos mais problemáticos foram os do pimentão, com 80% das amostras insatisfatórias; a uva, com 56,4%; o pepino, com 54,8%; e o morango, que teve 50,8%. A cultura que apresentou melhor resultado foi a da batata com irregularidades em apenas 1,2% das amostras analisadas.
A principal irregularidade encontrada foi a detecção de resíduos de agrotóxicos acima dos valores permitidos. Nesta situação, chama a atenção a grande quantidade de amostras de pepino e pimentão contaminadas com endossulfan, de cebola e cenoura contaminados com acefato, e de pimentão, tomate, alface e cebola contaminados com metamidofós. Além de serem proibidas em vários países do mundo, essas três substâncias já começaram a ser reavaliadas pela Anvisa e tiveram indicação de banimento do Brasil, pois são ingredientes ativos com elevado grau de toxicidade aguda comprovada e que causam problemas neurológicos, reprodutivos, endócrinos e até câncer.
Para reduzir o consumo de agrotóxico em alimentos, a Anvisa recomenda que o consumidor opte por produtos com origem identificada. Essa identificação aumenta o comprometimento dos produtores em relação à qualidade dos alimentos, com adoção de boas práticas agrícolas.
É importante, ainda, que a população escolha alimentos da época ou produzidos por métodos de produção integrada (que a princípio recebem carga menor de agrotóxicos). Alimentos orgânicos também são uma boa opção, pois não utilizam produtos químicos para serem produzidos.
Os procedimentos de lavagem e retirada de cascas e folhas externas de verduras ajudam na redução dos resíduos de agrotóxicos presentes apenas nas superfícies dos alimentos.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Para o almoço de domingo, o que temos? Minga, Minga!!!!!

Sabe quando em pleno domingão de friozinho, sol e céu azul, bate aquela vontade de almoçar um pouco mais tarde, fora de casa para aproveitar o lindo dia? Pois é, hoje venho dar a dica de um lugar gostoso para almoçar em dias como esse.
A indicação é um restaurante chamado Minga que fica na Praça Costa Rica em Palermo. Tem como especialidade os assados de cortes argentinos e as pastas caseiras, pero as saladas também são muito ricas e muito bem montadas. O lugar é simples, limpo e super agradável. No verão a varanda de cima é um espaço bem bacana para estar com a família e no inverno tanto o salão fechado como o aberto, que ficam na parte de baixo, são muito aconchegantes, já que a calefação dá conta direitinho do recado.
Então, lá vão as coisas que recomendo:
- Sentar no salão aberto de baixo;
- Limonada para a criançada e caipirinha para os grandinhos;
- Entrada: empanadas ou chambota napolitana;
- Prato principal: bife de chorizo ou lomo (para quem não gosta de carne sangrando tem que pedir al punto);
- Acompanhamento: salada (mix de folhas, tomate seco, amendoas tostadas, presunto crú crocante e queijo brie) e a batatinha provenzal... Estupendo!
- Sobremesa: café para os adultos e vulcão de chocolate para as crianças.

Normalmente os pratos vêm bem servidos e dá para dividir. Mas se a fome do companheiro estiver maltratando não recomendo a divisão, vai dar briga! As pastas também são muito bem vindas para as crianças.
Depois dessa comilança toda, para ajudar na digestão, só dando uma voltinha na feirinha de artesanato em frente e levar as crianças para brincar no carrossel.
É isso, espero que gostem e a qualquer hora apareço com outra dica fresquinha aqui de BA.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Cuidado com a inofensiva alface.

A alta incidência de contaminação em pés de alface vendidos em supermercados e feiras, com diferentes tipos de cultivo (tradicional, orgânica e hidropônica) tem preocupado muitos pesquisadores e consumidores. Parte significativa dos pés de alface submetidos à análise microbiológica e parasitológica apresentou parasitas (protozoários e helmintos), coliformes fecais e totais, oferecendo risco iminente à saúde.  Dos parasitos encontrados, o mais prevalente foi o strongyloides stercoralis, tanto nas amostras dos supermercados (91,1%) quanto da feiras (77,1%). Isto significa que a população precisa ter cuidados rigorosos de higienização antes de consumir a verdura.
O Ministério da Saúde recomenda que o consumidor, antes de levar o alface à mesa durante as refeições, promova a limpeza da verdura seguindo o seguinte procedimento orientado: lavar as folhas uma por uma em água corrente, em seguida, deixá-las de molho em solução de água sanitária (uma colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água filtrada) por 20 minutos. Depois as folhas devem ser enxaguadas com água filtrada, secas em centrífuga, armazenada em saco de congelamento ou em vasilha plástica fechada e levada ao refrigerador.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Dicas para a criançada.

Hambúrguer de lentilhas. Que diferente!

Para fugir daquele hambúrguer tradicional, frito e feito de carne, que tal um hambúrguer a base de lentilhas e ao forno? Te garanto que você não vai se arrepender! Além de ser delicioso, é rico em fibras e pobre em gorduras. Já o tradicional... É justo o contrário. Experimente, você vai se surpreender.
INGREDIENTES:
- 100 ml de azeite
- 250 g de cebola
- 30 g de alho
- 30 g de salsinha
- 200 g de lentilha cozida
- 50 g de aveia 
- 120 g de nozes bem picadas (opcional)
- 80 g de gergelim tostado
- 250 g de abobrinha crua ralada e espremida
- 250 g de cenoura crua ralada e espremida
- Sal e pimenta-do-reino à gosto
MODO DE PREPARO
Numa panela, pequena coloque o azeite e doure a cebola e o alho. Deixe dourando até que a cebola fique murcha e o refogado que fique bem passado com a coloração marrom escuro. Despreze o excesso de azeite e deixe esfriar. Num processador, coloque metade da lentilha cozida junto com as nozes picadas. Processe até que forme um purê e reserve. Numa tigela, misture o purê de lentilhas, 80 g de gergelim, a outra metade das lentilhas cozidas, o refogado, a abobrinha ralada e espremida e a cenoura ralada e espremida. Tempere com sal e pimenta-do-reino à gosto. Misture até obter uma massa homogênea. Com as mãos ou com um molde, forme hambúrgueres de mais ou menos 200 g cada. Leve os ao refrigerador por 1h. Colocar em uma assadeira untada e leve ao forno a 180 graus. Virar periodicamente para que ambos os lados fiquem dourados. Uma segunda opção é fazer grelhado.
Acompanhamento: salada verde e arroz integral.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Granola caseira

Um alimento que tem estado muito em evidência para os adeptos da alimentação saudável é a granola. É composta por uma mescla de cereais e por isso torna-se uma preparação rica em fibras, vitaminas, minerais e carboidratos complexos. É um alimento que apesar de calórico, ajuda a controlar os níveis de colesterol além de colaborarem para um bom funcionamento do intestino. 
Agora, que tal personalizar a sua granola? Pois é, a idéia é usar a criatividade.
Veja como é fácil preparar uma granola caseira básica. Depois é só incrementar ao seu gosto.
INGREDIENTES
Margarina - 1 colher de sobremesa
Gérmen de trigo - 100g
Farelo de trigo - 50g
Flocos de milho - 350g
Aveia em flocos - 200g
Amêndoas - 50g
Uva passa - 100g
Semente de linhaça - 30g
Mel, açúcar mascavo ou edulcorante forno e fogão - 2 colheres de sopa
Sal- 1 pitada
Canela - à gosto 
Criatividade - MUITA!!!!!!
*Rendimento de 900g.
MODO DE PREPARO
Derreter em uma panela grande, com fogo baixo, uma colher de sobremesa de margarina. Assim que derreter a manteiga, juntar a aveia e mexer em fogo baixo até que a aveia esteja dourada. Mexer sem
parar. Acrescentar todos os demais ingredientes - os flocos de milho por último - e mexer devagar, sempre em fogo baixo. Em seguida, acrescente o mel (ou as outras opções citadas) gradativamente, sempre mexendo. OBS.: O mel não pode esquentar muito para não perder suas propriedades. O mel tem apenas a função de formar uma liga e aderir os ingredientes pequenos (sementes, flocos de aveia, farelo). Não pode ficar muito molhado. Retire da panela, deixe esfriar e armazene em um vidro de boca larga. Manter bem fechado.
Valor energético de cada porção (granola básica):
- 1 xícara de chá (80g) - 317 Kcal
DICAS
- Ao ingerir granola tenha em mente que você necessitará consumir mais água;
- A amêndoa pode ser substituída por avelã, castanha de caju, castanha do Pará, pistache ou amendoim;
- Para dar uma forcinha na criatividade, você pode acrescentar banana chips, semente de gergelim, coco ralado, frutas secas, e por aí vai....  Cuidado que vai aumentando também o valor calórico.
PROPRIEDADES
Gérmen de trigo - Rico em proteínas, potássio e vitamina B 6
Aveia - Rica em fibras solúveis, potássio e proteínas
Amêndoa - Oleaginosa rica em gordura vegetal monossaturada
Uva passa - Fonte de carboidrato e de potássio.
Semente de linhaça - Rica em ácidos graxos polinsaturados e Ômega 3.
Saboreie a "SUA" granola com leite, suco de fruta, sorvete ou iogurte. Pura também vale!

Veja também!

Related Posts with Thumbnails