Pesquise neste blog.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Panelas antiaderentes fora da cozinha.

Sabe-se que o polímero que não deixa os alimentos grudarem pode ser prático na cozinha, mas é prejudicial à saúde. Há vários anos cientistas vem alertando sobre os potenciais perigos das panelas antiaderentes, com estudos demonstrando o possível potencial cancerígeno das mesmas. Contudo, até agora os estudos não foram conclusivos.
Um trabalho de pesquisa da Agência de Proteção Ambiental norteamericana (EPA) reacendeu a discussão ao relacionar o polímero PTFE (politetrafluoretileno), responsável pela antiaderência de algumas panelas (aquelas de cor cinza-escuro), à ocorrência de câncer de fígado em animais. A informação foi relatada por Késia Diego Quintaes, autora do livro "Por Dentro das Panelas" (Editora Varela) .
Ainda que os cientistas não estejam certos dos efeitos causados em seres humanos, não custa prevenir.
A professora explica que o PTFE é bastante resistente a agentes químicos, como os produtos de limpeza, mas pode reagir com as proteínas contidas nos alimentos e entra em processo de decomposição em temperaturas maiores do que 250º C. Dessa maneira, o uso de panelas revestidas com o material não é indicado para preparar frituras nem para assar alimentos no forno, uma vez que ambas as situações propiciam altas temperaturas. Pelo mesmo motivo, não é aconselhável aquecer o utensílio vazio sobre a chama do fogão. Evite também cozinhar alimentos com alto teor de proteínas. "Use a panela somente para preparar arroz,  molhos e ensopadosos", sugere a especialista. A outra opção é substituir as mesmas por panelas de vidro ou inox.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade.

Veja também!

Related Posts with Thumbnails