Pesquise neste blog.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Feminilidade e ciclicidade das mulheres.

Um dia você acorda mal humorada. Olha-se no espelho e sente-se horrorosa. Olhos fundos, pálpebras inchadas. A pele está oleosa e, apesar de ter mais de trinta anos, algumas espinhas estão surgindo. Os seios e o abdômen estão bem maiores do que ela julga ser “seu normal”. Sente-se “gorda”, cansada e seu apetite parece insaciável. Tem desejos por doces e chocolates. As roupas não lhe caem bem, parece que tudo aperta. No trabalho, o serviço não rende. As horas parecem não passar, não vê a hora de voltar para casa e se deitar. Está irritada com tudo e muito sensível, chorando com facilidade. Apesar de não se sentir bem, se uma amiga lhe pede apoio, a acolhe e sensibiliza-se com seu problema, pois está aberta e sensível aos problemas alheios.
E... Dez dias depois, você parece outra mulher: acorda bem disposta, admira-se no espelho sentindo-se bonita. A pele está luminosa, os cabelos sedosos. O inchaço desapareceu por completo, parece mais magra. Está alegre, bem humorada. Sente vontade de sair, rende mais no trabalho. Tem vontade de namorar. Se a amiga lhe pede apoio, sua reação poderá ser bem diferente: não está com disposição para acolher, nem para chorar junto. Mas pode estimular a amiga a reagir, uma vez que está bastante animada.

Você se identifica com essas alterações? Pois é, o que parecem ser relatos de mulheres diferentes são apenas dois momentos distintos do ciclo de uma mesma mulher. No primeiro relato, está no período pré-menstrual, enquanto que no segundo está entre a menstruação e a ovulação. Assim como as fases da Lua, as marés e as estações do ano, a natureza da mulher é cíclica, mutável.
A influência dos hormônios no comportamento humano está longe de se limitar à adolescência, principalmente nas mulheres, que estão mais propícias às flutuações hormonais, durante a fase menstrual e também como parte do processo de envelhecimento, que são responsáveis por oscilações mais suaves ou intensas das emoções.
Todo mês, quando vai chegando a TPM (tensão pré-menstrual), a mulher sente na pele a interferência das alterações hormonais. Nos primeiros 15 dias do ciclo menstrual, o erotismo e a feminilidade ficam mais evidentes. Mas, conforme os dias vão passando, a mulher se torna mais sensível e irritadiça. Essa oscilação de humor acontece devido ao aumento do hormônio progesterona que ocorre na segunda fase do ciclo menstrual.
As alterações na menopausa são sempre mais intensas. Em geral, são piores nos primeiros anos da menopausa e tendem a se amenizar com o tempo. As principais mudanças são depressão, irritabilidade, calores noturnos, falta de libido, diminuição da lubrificação da pele e da vagina, dores musculares e articulares.
Fatores com estresse podem causar picos hormonais incomuns, o que leva a mudança completa do humor feminino. Para evitar mudanças bruscas no humor feminino o ideal é manter uma vida equilibrada e realizar exercícios físicos aeróbicos regulares. Sabe-se que a prática dos exercícios, além de aliviar o estresse, mantém os níveis hormonais mais estáveis, evitando as alterações bruscas de humor.
Aceitar a ciclicidade determinada pelos hormônios femininos não significa que somos escravas ou marionetes regidas por condições bioquímicas! Ao contrário, conhecer melhor a si mesma e suas flutuações psicoemocionais, permite ter mais controle sobre o próprio comportamento. Isso ocorre porque o fato de tomarmos consciência das condições hormonais e das naturais limitações fisiológicas é o suficiente para diminuirmos a auto-cobrança e, conseqüentemente, a frustração! Assim, aceitar que o feminino é cíclico e mutável é um passo fundamental para viver bem com sua feminilidade e seu corpo, desfrutando das vantagens de cada fase do ciclo e minimizando as desvantagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade.

Veja também!

Related Posts with Thumbnails