Pesquise neste blog.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A complexidade da língua.

Quando estudei biologia no colégio (nossa isso faz tempo!), fui apresentada ao "mapa da língua", que ilustrava as áreas da língua com cores diferentes tendo por base os diferentes receptores de sabor. A ponta da língua sentiria os sabores doces, as laterais os salgados e azedos e a porção traseira os amargos.
Mas o tempo passou... E estudos recentes demonstram que o mapa se tornou um pouco mais complexo. Agora, sabe-se que existem ao menos cinco sabores básicos - doce, azedo, salgado, amargo e - a descoberta mais recente- umami. Este último, definido pela palavra japonesa para "saboroso", pode ser detectado no shoyu, Sazon e outros alimentos.
Para completar e complicar também, os cientistas suspeitam que haja também receptores para outros sabores na língua e que os receptores para os sabores básicos existem em células distintas e que elas estão espalhadas e  não em sítios distintos como mostrava o mapa, e também que pode haver diferença na maneira pela qual homens e mulheres detectam sabores azedos, salgados e amargos.
Em resumo: O mapa caiu por terra, a língua ficou estressada e os sabores não sabem para onde vão. Agora a minha cartilha de biologia eu sei para onde vai...

2 comentários:

  1. Oi Karla , lendo e aprendendo , e ficando confusa tb . Quando se pensa que já se sabe alguma coisa ,não se sabe é nada , esse mundo não para e os cientistas estão sempre descobrindo algo novo.Beijocas. Rô

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que as descobertas estão sempre acontecendo, a princípio nos deixam confusas, mas depois nos ajudam bastante. Bjs!!

    ResponderExcluir

Comente à vontade.

Veja também!

Related Posts with Thumbnails