Pesquise neste blog.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Nutrição e oncologia

Mais do que em qualquer outra situação, na doença oncológica a alimentação assume um papel primordial na manutenção da integridade do organismo. A perda de peso associada a uma doença pode provocar conseqüências bastante negativas e é preciso fazer o possível para contrabalançá-la.
Em certas ocasiões, recomenda-se aumentar a ingestão de alimentos e fazer uso de complementos alimentares para compensar o aumento das necessidades nutricionais produzidas pela doença e seu tratamento.
Entretanto desfrutar de uma boa nutrição é fundamental em todas as etapas do tratamento, podendo:
- Prevenir ou evitar perda ou ganho de peso excessivo
- Promover uma melhora na resposta imunológica para combater uma possível infecção
- Favorecer para que o seu corpo restabeleça os tecidos normais lesados pela quimioterapia ou radiações
- Ter energia para recuperar-se rapidamente
- Tolerar a sua terapêutica com poucos efeitos secundários
- Sentir-se bem, ter uma melhor qualidade de vida.
A base de uma boa alimentação consiste em combinar todos os tipos de nutrientes nas proporções adequadas somadas a uma quantidade suficiente de vitaminas, sais minerais, e fibras. É preciso assegurar também uma ingestão suficiente de líquido (água, chás, sucos ou caldos): 2 litros( 8 a 10 copos por dia) e quantidades maiores se houver distúrbios (febre, diarréia, vômitos).
Nutrição e oncologia é um tema muito complexo e delicado e precisa ser abordado sempre por um especialista. Por isso, para quem precisa de informações mais focadas sugiro o site da nutricionista especialista em oncologia pelo INCA Patrícia Andrade, vale a pena conhecer e indicar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade.

Veja também!

Related Posts with Thumbnails