Pesquise neste blog.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O Chá da vez !!!!

Para nós, ocidentais, o chá branco tem sabor de novidade. No entanto, a bebida é conhecida entre os chineses desde os primórdios da dinastia Song (de 960 a 1275 d.C.). Lá, ele é muito apreciado no verão por ser refrescante e suave. Por aqui, ganhou notoriedade pelo exotismo de seu plantio e de sua colheita e pelos possíveis benefícios à saúde e à boa forma. Assim como o chá verde e o preto, o branco também é extraído da Camellia sinensis, uma planta procedente principalmente do sul da China e do norte da Índia. Para produzi-lo, diferentemente dos outros, só os brotos mais jovens, ainda cobertos de uma penugem branca, são colhidos. Depois os brotos secam naturalmente, sendo assim menos processados que as folhas dos chás verde e preto.
Por ser proveniente de brotos muitos jovens, na plenitude de seus princípios ativos, o chá branco logo ganhou a fama de ser uma versão potencializada do chá verde. Os botões nessa fase apresentam uma hiperconcentração de polifenóis (antioxidantes) e de catequinas (compostos que diminuem os riscos de mau funcionamento celular), o que pode sugerir uma ação mais eficiente no combate às enfermidades quando comparado ao chá verde.
Estudos realizados pela Universidade de Oregon, nos EUA, avaliaram o efeito do chá branco em cobaias que reberam agentes carcinogênicos e observaram maior proteção contra a formação de lesões pré-cancerosas. Apesar da boa notícia, não se pode considerar esse trabalho como definitivo. E mais: o resultado da pesquisa, se comparado com outros estudos feitos com o chá verde, mostra apenas que o chá branco tem um poder antimutagênico maior que o verde. 
Além do efeito anti-carcinogênco, este parece auxiliar na eliminação de gorduras corporais, ativa o sistema imune e diminui as taxas do colesterol LDL. Tem só mais uma coisa, mas extremamente relevante, o sabor é bem diferente do chá verde. É bem mais suave e nada amargo. Experimentem!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade.

Veja também!

Related Posts with Thumbnails