Pesquise neste blog.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Brasil é medalha de ouro no uso de agrotóxicos.

O relatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgado recentemente aponta alta presença de agrotóxicos nos alimentos – frutas, verduras, legumes e grãos - consumidos pelos brasileiros. Os casos mais problemáticos foram os do pimentão, com 80% das amostras insatisfatórias; a uva, com 56,4%; o pepino, com 54,8%; e o morango, que teve 50,8%. A cultura que apresentou melhor resultado foi a da batata com irregularidades em apenas 1,2% das amostras analisadas.
A principal irregularidade encontrada foi a detecção de resíduos de agrotóxicos acima dos valores permitidos. Nesta situação, chama a atenção a grande quantidade de amostras de pepino e pimentão contaminadas com endossulfan, de cebola e cenoura contaminados com acefato, e de pimentão, tomate, alface e cebola contaminados com metamidofós. Além de serem proibidas em vários países do mundo, essas três substâncias já começaram a ser reavaliadas pela Anvisa e tiveram indicação de banimento do Brasil, pois são ingredientes ativos com elevado grau de toxicidade aguda comprovada e que causam problemas neurológicos, reprodutivos, endócrinos e até câncer.
Para reduzir o consumo de agrotóxico em alimentos, a Anvisa recomenda que o consumidor opte por produtos com origem identificada. Essa identificação aumenta o comprometimento dos produtores em relação à qualidade dos alimentos, com adoção de boas práticas agrícolas.
É importante, ainda, que a população escolha alimentos da época ou produzidos por métodos de produção integrada (que a princípio recebem carga menor de agrotóxicos). Alimentos orgânicos também são uma boa opção, pois não utilizam produtos químicos para serem produzidos.
Os procedimentos de lavagem e retirada de cascas e folhas externas de verduras ajudam na redução dos resíduos de agrotóxicos presentes apenas nas superfícies dos alimentos.

2 comentários:

  1. Karla, que situação. Quando penso que estou oferecendo a melhor alimentação para minha família , ao contrario , estou é nos envenenando aos poucos ,talvez aí esteja a resposta para muitas de nossas doenças , para qual não encotramos explicacão.Voce não acha?

    ResponderExcluir
  2. Pois é!! Mas não desista da alimentação saudável, nem tudo está perdido.Bjs!

    ResponderExcluir

Comente à vontade.

Veja também!

Related Posts with Thumbnails