Pesquise neste blog.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Dislipidemia infantil, mude essa história.

Diagnosticar e tratar precocemente dislipidemias na infância e adolescência significa evitar doenças cardiovasculares no futuro. O depósito de lipídios na parede das artérias pode iniciar-se na infância,  formando acúmulos lineares de gorduras que vão progredindo, levando ao espessamento e à fibrose da parede da artéria no adulto.
As dislipidemias podem ser causadas por alterações genéticas que alteram a síntese e degradação de lipoproteínas, por erros alimentares, doenças associadas ou por uso de medicamentos que alterem o perfil lipídico. 
O Consenso Americano, NCEP (National Cholesterol Education Program) Child Treatment Panel, recomenda a avaliação do perfil lipídico em populações pediátricas de alto risco, que são crianças com pais ou avós portadores de DCV (doença cardiovascular) antes dos 55 anos de idade, pais com colesterol plasmático acima de 240 mg/dl,  além de outros fatores de risco para DCV como obesidade, diabetes mellitus e hipertensão arterial. 
De todos esses fatores para predisposição a dislipidemias, a obesidade infantil é a mais preocupante. O aumento da gordura corporal em crianças está principalmente associada aos frequentes erros alimentares, aumentando cada vez mais o número de casos de crianças obesas e dislipidêmicas.
Diante do aumento nas taxas de obesidade infantil e de suas complicações associadas, a Kaiser Permanente, maior organização de programas de saúde e cuidados dos Estados Unidos, lançou um game online ("The Incredible Adventures of the Amazing Food Detective") para ensinar crianças dicas de como se alimentar melhor. Mas em vez de manter as crianças diante do computador por horas, o jogo interrompe as partidas 20 minutos depois de iniciadas, como uma forma de estimular as crianças a se movimentarem.
Para mudar esse contexto é muito simples, basta optar por um habito alimentar mais saudável, praticar exercícios regulares, ficar menos tempo em frente a TV e se divertir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade.

Veja também!

Related Posts with Thumbnails