Pesquise neste blog.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Cuidado com a inofensiva alface.

A alta incidência de contaminação em pés de alface vendidos em supermercados e feiras, com diferentes tipos de cultivo (tradicional, orgânica e hidropônica) tem preocupado muitos pesquisadores e consumidores. Parte significativa dos pés de alface submetidos à análise microbiológica e parasitológica apresentou parasitas (protozoários e helmintos), coliformes fecais e totais, oferecendo risco iminente à saúde.  Dos parasitos encontrados, o mais prevalente foi o strongyloides stercoralis, tanto nas amostras dos supermercados (91,1%) quanto da feiras (77,1%). Isto significa que a população precisa ter cuidados rigorosos de higienização antes de consumir a verdura.
O Ministério da Saúde recomenda que o consumidor, antes de levar o alface à mesa durante as refeições, promova a limpeza da verdura seguindo o seguinte procedimento orientado: lavar as folhas uma por uma em água corrente, em seguida, deixá-las de molho em solução de água sanitária (uma colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água filtrada) por 20 minutos. Depois as folhas devem ser enxaguadas com água filtrada, secas em centrífuga, armazenada em saco de congelamento ou em vasilha plástica fechada e levada ao refrigerador.

Um comentário:

  1. Bem, uma prática já bastante divulgada, mas que, infelizmente, ainda levada de forma relevante, apesar de suas consequências à saúde!

    ResponderExcluir

Comente à vontade.

Veja também!

Related Posts with Thumbnails