Pesquise neste blog.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Pisco Sour te dá asas...


Antes de qualquer coisa, gostaria de me desculpar. Estive fora do ar por uma semana, pois estava desfrutando os encantos do Chile... Ai, ai!! É realmente lindo, principalmente Viña Del Mar (Reñaca e Cóncon)... Foi o luar mais lindo que já vi!!! Lá conheci e me apaixonei por uma bebidinha tipicamente chilena (ou peruana, não sei) conhecida por PISCO SOUR. É deliciosa e surpreendente!! Então vou falar um pouquinho sobre ela...

O Pisco é um delicioso destilado feito de uvas cuja origem e nacionalidade até hoje suscitam polêmica entre dois países: Peru e Chile. O primeiro afirma que a bebida nasceu num porto de mesmo nome, tradicional produtor de vinhos, que na língua dos nativos Incas significa "pássaro". O segundo baseia sua tese em sua respeitável produção da bebida. São 50 milhões de litros por ano (o Peru produz cerca de 1,5 milhão) e dois litros ingeridos por cada chileno anualmente. A diferença entre o pisco peruano e o chileno é que o primeiro tende a ser um pouco mais seco que o segundo. A aguardente é destilada do vinho feito de dois tipos de uva: Moscatel de Alejandría e Pedro Jimenez, cultivadas no norte do Chile (Vale do Elqui e Coquimbo) e no sul do Peru. O álcool obtido na destilação do vinho, com cerca de 70º, é suavizado com adição de água desmineralizada, assim o teor alcoólico diminui e a bebida fica pronta para o consumo. A lenda diz que o Pisco (aguardente peruana-chilena) leva esse nome também por provocar sensações de "vôo" naqueles que o bebem. As marcas mais populares são as chilenas Pisco Control e a Pisco Capel.
Muito apreciado como aperitivo, o Pisco é bastante versátil: pode ser usado numa grande variedade de drinques e até arriscado numa caipirinha (Pisquiña). Sua versão mais conhecida, entretanto, é o já mencionado Pisco Sour, cuja origem também é disputada a tapas por chilenos e peruanos, pode ser de limão ou manga e sua preparação conta com um ingrediente surpreendente, a clara de ovo. Para os que já torceram o nariz, a bebida não tem cheiro nem gosto de ovo. O Pisco Sour, por sua vez, é uma agradável surpresa para quem ainda não conhece.
Bom, depois de todo esse relato apaixonado sugiro que não deixem de voar! Aí vai a receita legítima...
Ingredientes:

2 claras de ovo.
3 limões.
10 g de açúcar.
10 cubos de gelo pequenos.
70 a 80 ml de Pisco
3 a 4 gotas de Angostura.
Modo de preparo:

Num liquidificador, misture as claras de ovo com o suco de limão. Adicione o açúcar, os cubos de gelo e o pisco. Misture novamente. Coloque a bebida num copo de coquetel com gotas de Angostura uma pitada de canela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade.

Veja também!

Related Posts with Thumbnails