Pesquise neste blog.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Constipação nasal? Não, intestinal!!!!!

É sabido que a constipação intestinal, também conhecida como prisão de ventre, atinge a maioria das pessoas causando, principalmente, intenso desconforto. Os sintomas mais importantes são a dor provocada pelo esforço excessivo ao evacuar, às vezes, acompanhada de sangramento e sensação de evacuação "insatisfatória ou incompleta".

As principais causas do aparecimento e agravamento da constipação intestinal são a baixa ingestão de alimentos ricos em fibras (cereais integrais, frutas e hortaliças) e a baixa ingestão de líquidos (menos de 6 copos por dia). As fibras alimentares auxiliam o trânsito intestinal facilitando e favorecendo a excreção das fezes, pois exercem ação direta sobre o colón, induzindo a estimulação osmótica e mecânica e assim aceleram o trânsito intestinal. A ingestão hídrica adequada promove a hidratação das fezes evitando ressecamento e dificuldade ao excretar o resíduo alimentar. Estudos vêm mostrando que quanto maior a ingestão de fibras diariamente menor o risco de desenvolver patologias associadas a retenção fecal, como, fecaloma, diverticulose, hemorróidas, fissuras anais e câncer intestinal .

A idade avançada, gravidez, obesidade, falta de exercícios físicos e abuso de laxantes também podem contribuir para o desenvolvimento da prisão de ventre.

Portanto, ingerir bastante líquido (8 copos por dia), consumir diariamente alimentos ricos em fibras (8 porções) e fazer exercício regular é fundamental para prevenir e tratar a constipação intestinal. Fácil né? Então porque sofrer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade.

Veja também!

Related Posts with Thumbnails