Pesquise neste blog.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

5 ao dia. Compre esta idéia!


Este é um programa elaborado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que foi adotado por cerca de 40 países desde 2001 e preconiza o consumo de 5 porções de frutas, legumes ou verduras diariamente. Segundo a OMS a inserção desse hábito é suficiente para nutrir e manter o equilíbrio do organismo. Além disso, reduz o risco da ocorrência de doenças crônicas causadas pricipalmente por maus hábitos alimentares.
Alcançar o objetivo proposto pelo programa não é difícil, basta incluir uma porção de frutas ou hortaliças a cada refeição (5-6/dia). Para suavizar o caráter obrigatório do programa e torná-lo mais lúdico, surgiu a idéia de associar uma tabela de cores ao número de porções, dividindo assim os alimentos em 5 grupos. Neste sentido, um alimento de cada grupo deve ser escolhido e ingerido diariamente.                                 
                               
Portanto variar as cores durante o dia garante uma nutrição completa e diversificada. Outra dica para não cair na monotonia alimentar é variar o jeito de preparar os alimentos, ou seja, devemos explorar as possibilidades e a criatividade para fazer da alimentação um momento saboroso, agradável e prazeroso.

2 comentários:

Comente à vontade.

Veja também!

Related Posts with Thumbnails