Pesquise neste blog.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Um, dois, feijão com arroz.

O feijão com arroz, prato tipicamente brasileiro, originou-se com as raças que formam nosso país. Os negros se alimentavam com o feijão indígena, o qual era combinado com farinha que se transformou na base da alimentação de nosso país do século XVIII. Por influencia do povo Português, em pouco tempo mais tarde foi complementado com o arroz branco, dando origem ao nosso prato principal de hoje em dia.
Como em um casamento feliz, a química da dupla é perfeita. Mais do que uma saborosa parceria, o encontro do arroz com o feijão assegura um invejável arranjo de nutrientes. Isso porque os grãos de arroz contêm metionina e cistina, e os feijões, lisina. Esses nomes esquisitos são pedacinhos de proteína ou, na linguagem dos especialistas, aminoácidos. Quando esses aminoácidos são ingeridos juntos, são muito mais eficientes na reparação de tecidos do organismo inteiro, que quando consumidos isoladamente.  Com essa união o conteúdo protéico fica semelhante ao dos alimentos de origem animal, com a vantagem de não apresentarem altas concentrações de gordura saturada em sua constituição. 
A união também equilibra o índice glicêmico. Enquanto o arroz sozinho, principalmente o polido, pode disparar as taxas de açúcar e insulina na circulação, o feijão tem o poder de reduzir esse efeito, o que mantém a glicose estabilizada. A mistura é, portanto, bem-vinda para manter a glicemia em níveis adequados e diminuir o risco do diabete. Sem falar que, por não mandar o açúcar às alturas de uma hora para outra, proporciona saciedade.
Outro fruto da parceria, e que talvez seja o mais inusitado, foi descoberto na Universidade Estadual de Campinas. Lá, cientistas dosaram a retenção de flúor no arroz e no feijão preparados em casa e observaram que eles seguram excelentes teores do mineral após o cozimento, consequentemente um bom prato de arroz e feijão aumenta a concentração da substância na saliva, o que diminui a desmineralização dos dentes e protege contra as cáries.
Então é isso, podemos comer sem culpa essa duplinha já que são extremamente nutritivos e essenciais na manutenção da saúde. 
A dica para quem está de dieta é cozinhar o feijão sem carnes e fazer o refogado tradicional com cebola e alho,e consumir arroz e feijão apenas no almoço, assim evitamos o consumo demasiado de calorias.

Um comentário:

  1. Karla ,
    Não é à toa que sou fã incondicional dessa dupla , alem de nutritiva é tb uma delicia ,combina com quase tudo ,com uma farofinha então, hummmmmmm .Beijos .Rô

    ResponderExcluir

Comente à vontade.

Veja também!

Related Posts with Thumbnails