Pesquise neste blog.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Esperança pela nutrição

Estudos recentes indicam que a ingestão de glúten (proteína encontrada no trigo, na cevada e na aveia) e de caseína (proteína encontrada em leite e laticínios) por pacientes portadores de distúrbios neuropsiquiátricos e/ou distúrbios do desenvolvimento, em alguns casos, pode  ocasionar  o agravamento dos sintomas característicos. Isso ocorre por que  uma grande parte desses pacientes, são incapazes de fragmentar por completo a molécula de caseína e de glúten. As pequenas cadeias protéicas resultantes dessa fragmentação incompleta, apresentam estrutura e função similares aos opiácios (morfina, ópio...). Como estas cadeias protéicas viajam pela corrente sangüínea, elas podem alterar a função cerebral e causar sintomas comportamentais, imunológicos e intestinais.  Nestes casos, alguns profissionais de saúde recomendam uma dieta isenta de Glúten e Caseína (Dieta GSCS) de forma a permitir que o organismo funcione na ausência destas substâncias psicoativas. No caso dos autistas, estes apresentam alta permeabilidade intestinal a estas substâncias.
O livro AUTISMO - ESPERANÇA PELA NUTRIÇÃO relata a luta de uma mãe que tem um filho autista que fez da nutrição a base da melhoria de qualidade de vida para seu filho.
Apesar do sucesso do tratamento pela dieta lembrem-se de sempre procurar a orientação de um especialista da área.

Um comentário:

  1. Olá Karla tudo bem? eu gostaria de uma ajuda sua se possível, eu também tenho um blog e procuro informações sobre alimentação saudavel pra quem tem sindrome nefrótica, se você souber de alguma coisa, meu blog é www.luidy.wordpress.com e o e-mail é luidyblog@hotmail.com desde já agradeço e até mais!

    ResponderExcluir

Comente à vontade.

Veja também!

Related Posts with Thumbnails