Pesquise neste blog.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Ceviche para o mundo!


Declarado como Patrimônio Cultural da Nação, pelo Instituto Nacional de Cultura do Peru, este tradicional prato chamado ceviche, vem conquistando o paladar mundial. É um prato baseado em peixe de carne branco e firme marinado em MUITO suco de limão, também pode ser feito com camarão, lagosta e polvo. A história de sua origem é antiga e começou com a presença hispânica em tempos de colonização, que registrou forte influência na gastronomia peruana com ingredientes e especiarias provenientes da região mediterrânea, que foram aos poucos sendo incorporados à tradição peruana. Para completar, por volta de 1970, foi a vez dos japoneses que se instalaram em solo peruano trazendo novas técnicas, valorizando o consumo dos pescados, o que acabou originando a cozinha nikkei, que combina pratos japoneses com ingredientes peruanos. Sobre a origem do nome ceviche, existem variadas versões. A mais original é baseada em um episódio vivenciado por um estrangeiro, que ao sentir-se sufocado pela sensação de ardência causada pelo aji (pimenta local), gritou “son of a bitch”. Os locais teriam adotado essa frase para dar nome ao prato e o mal uso da língua teria transformado a sonoridade resultando em ceviche ou cebiche. Outra versão, mais “clássica”, seria do latim “cebo” que significava “comida abundante”. Para os curiosos e apaixonados pela arte de cozinhar fica uma receita do tradicional ceviche. Há quem diga que o sabor é SURPREENDENTE!!!!
Ceviche Clássico – 180g de robalo em cubos, 75ml de leite de tigre de tigre clássico*, 2 pimentas dedo de moça , picada e sem sementes, 1/2 talo de salsão picado, 1 colher de suco de gengibre, 1 cebola roxa cortada, 1/2 dente de alho. Modo de Preparo: Em um recipeiente, coloque o peixe, o sal, a pimenta o salsão, gengibre e o alho. Mexa tudo para o temperar o peixe. Depois acrescente o leite de tigre, a cebola e sirva em um prato fundo com o leite de tigre e uma rodela de dedo-de- moça.
*Leite de tigre: 1 litro de limão, 1 litro caldo de peixe, 1 1/2 cebola branca, 1 cabeça de alho, 4 talos de salsão, 1/2 maço de coentro, 6 pimentas dedo de moça, 3 colheres de sal, 1 1/2 colheres de açúcar, 1/2 colher de ajinomoto, 400 g de corvina limpa. Modo de Preparo: Bata os ingredientes, com excessão da corvina, pimenta e coentro. Depois de aproximadamente dois minutos batendo, desligue e acrescente o coentro e a pimenta. Pulse por três vezes e coe. Depois, bata o líquido obtido com a corvina para encorpar e sirva gelado.

3 comentários:

  1. Oi Karla, receita muito curiosa . Pra mim foi uma novidade, o peixe cru não é do meu agradado , mas não custa experimentar.Bjs.Mamy.

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom provar novos sabores!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Por que em sua receita de Cebiche não entra a pimenta tradicional do Peru, "Aji" ? Seria pela dificuldae de encontra-la no Brasil?

    ResponderExcluir

Comente à vontade.

Veja também!

Related Posts with Thumbnails