Pesquise neste blog.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Vinho na temperatura certa.

Feriadão chegando, amigos ligando para combinar encontros e bate papos que normalmente vem acompanhado de um delicioso vinho nacional, modestamente no meu caso argentino. E surge sempre aquela dúvida, sirvo gelado ou à temperatura ambiente (daqui é claro!)... E então qual seria a temperatura adequada?
Segundo o artigo publicado na revista “Vinho Magazine”, o vinho é composto por inúmeras substâncias voláteis e não voláteis que são responsáveis pela percepção do seu aroma e do seu sabor. No entanto, para uma percepção completa é necessário que a temperatura do mesmo esteja adequada. Sabe por quê? A explicação é que a temperatura, que é uma medida do grau de movimento destas substâncias voláteis e não voláteis, interfere diretamente na intensidade e no perfil dos estímulos sensoriais que são enviados para o cérebro.
Sob temperaturas muito baixas, as moléculas voláteis, que estão solubilizadas em meio hidroalcoólico ácido, têm menor velocidade e colidem entre si com menor freqüência, assim, elas saltam menos para a fase gasosa, localizada sobre a superfície do líquido afetando a complexidade das sensações emitidas por esta bebida.
Depois de ler, ler... Cheguei a conclusão de que não há um consenso absoluto sobre as melhores temperaturas de servir os vinhos. No entanto, baseando-se nos princípios científicos e nos valores médios sugeridos por enólogos renomados, sugere-se, para otimizar a percepção da qualidade, servir os vinhos nas seguintes temperaturas:
20°C Tintos bastante estruturados, longamente envelhecidos e complexos
18°C Tintos estruturados e envelhecidos, Porto Vintage e LBV
17 °C Tintos de média estrutura e de elevada qualidade
15°C Tintos jovens e com pouco tanino, frutados e leves
11°C Brancos Secos de elevada qualidade e complexidade, Vinhos Rosados
10°C Champagnes envelhecidos e de elevada qualidade, Málaga, Porto Branco, Sherry
09°C Espumantes Extra-Brut, Brut mais evoluídos e complexos, Vinhos Brancos Secos
08°C Espumantes Brut e Prosseco, Vinhos Brancos aromáticos Secos
07°C Vinhos Brancos Doces
Se quiser gelar uma garrafa rapidamente, a melhor saída é colocar o vinho em um balde com água, gelo, álcool (para a troca rápida de calor) e sal grosso (para conservação da temperatura). Cinco minutos assim serão suficientes para resfriar um tinto e dez minutos devem levar um branco à temperatura ideal.
Querendo se aprofundar no assunto acesse o site http://www.essenciadovinho.com/
Pronto! Agora é só desfrutar desse produto tão rico e sedutor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade.

Veja também!

Related Posts with Thumbnails