Pesquise neste blog.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Frutas oleaginosas. Eu te conheço?

As frutas oleaginosas nem sempre foram consideradas boas amigas da alimentação saudável por apresentarem uma composição rica em gordura (80%). No entanto, após anos de pesquisas, essa teoria caiu por terra, e passaram a ser consideradas uma excelente fonte de nutrientes.
As frutas oleaginosas, representadas pelas nozes, amêndoas, castanhas, avelãs, entre outras, contém alto teor de gordura do tipo mono e polinsaturada. Esse tipo de gordura afeta positivamente o perfil lipídico, já que promove a redução da concentração sanguínea da lipoproteína (LDL), o colesterol ruim. Além disso, apresentam uma quantidade extraordinária de vitaminas e minerais. Estas incluem vitaminas do Complexo B, vitamina E, ferro, zinco, magnésio, fósforo, selênio e cobre. Por estes motivos, as oleaginosas estão na categoria de alimentos funcionais.
O alto teor calórico das oleaginosas deve ser considerado, e por isso devem ser consumidas com moderação para que os nutrientes sejam fornecidos sem caracterizar um excesso calórico, especialmente aos que controlam o peso corporal e percentual de gordura.
A American Dietetic Association recomenda um consumo diário de 30 a 60 gramas (mix com 3 amêndoas, 3 amendoins, 1 castanha do Pará e 3 nozes) para a redução dos riscos das doenças do coração e melhora do perfil lipídico. Atenção! Tem que comer diariamente e não só no natal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade.

Veja também!

Related Posts with Thumbnails