Pesquise neste blog.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Circunferência abdominal, o que ela pode predizer?

A fita métrica virou uma ferramenta indispensável no exame clínico da obesidade. Ela é usada para aferição da circunferência abdominal, medida que reflete o depósito de gordura visceral (gordura que envolve os órgãos da cavidade abdominal). O acúmulo de gordura nessa região está fortemente associado ao aparecimento de doenças como diabetes, doenças cardiovasculares e hipertensão arterial, independentemente de outros indicadores clínicos.
A circunferência abdominal é medida sobre a cicatriz umbilical com o auxílio de uma fita métrica inelástica. Segundo a Federação Internacional de Diabetes, é classificada em: Risco aumentado de complicações metabólicas (≥90cm para homens e ≥ 80cm para mulheres) . Estudos tem mostrado que valores de circunferência abdominal acima da faixa de normalidade pode aumentar em até duas vezes o risco de morte prematura e que para cada 5 cm acima da normalidade, o risco de morte prematura aumenta em 17% nos homens e 13% nas mulheres. Estas conclusões determinam a relação entre o excesso de gordura abdominal e condições de saúde inadequada, mesmo em pessoas com um Índice de Massa Corporal considerado aceitável.
Por isso, evite o ganho de peso com uma alimentação saudável e praticando exercício regularmente.

9 comentários:

  1. Olá Karlinha Bom Dia!!! Ao ler esse artigo pude avaliar que nunca devemos nos acostumar com as mudanças de nossa silhueta ou seja, se nós estamos habituados à usar um determinado manequim como por exemplo: 42 e depois passarmos a usar 44 é sinal de que devemos fechar a boca, ou mantê-la aberta somente aos legumes e frutas,mas com um porém... selecionado-as!!!
    Um beijo pra todos vcs do tio Ricardo!

    ResponderExcluir
  2. Tio que bom te ver por aqui! Vc tem toda razão, calça apertada não é um bom sinal.rsrsrs! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Karla, estou viciada no seu blog, adoro suas dicas e esclarecimentos, inclusive , sobre helados, aliviou um pouco a minha culpa. Parabéns e continue assim. Mamy

    ResponderExcluir
  4. Jesus, apague a luz...... Fiquei preocupado com a minha circunfeência, mas valeu pela dica. Vou estrangular meu abdomen Ojo de bife só em foto.

    ResponderExcluir
  5. Kaká,

    está lindo,estou adorando.

    Tia Mere.

    ResponderExcluir
  6. Papy e Mamy, obrigada pelo incentivo!! Amo vcs.

    ResponderExcluir
  7. Karla, tô bege! passei a mão na fita métrica e e o que vi foi chocante! Estou trabalhando "pra caramba" e comendo igualmente, porém só a noite pq de dia não consigo parar para comer em intervalos menores. Resultado: a fita me mostrou. Quero um mês num spa, urgente!!!!
    Bjs! Ivy

    ResponderExcluir
  8. Oi Ivy, nossa vida é mesmo muito corrida e quando nos damos conta o mais importante é deixado para trás, nossa saúde. Vamos lá, só o Spa não adianta, as mudanças no estilo de vida tem que fazer parte do seu dia a dia. Pense nisso, e compre pelo menos uma hora do dia somente para vc. Um Bjs!!! Karla.

    ResponderExcluir

Comente à vontade.

Veja também!

Related Posts with Thumbnails