Pesquise neste blog.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Vantagens do azeite extra-virgem

Quem nunca se deparou com o seguinte dilema: "Compro o azeite normal ou o extra-virgem?" E, infelizmente, quase sempre faz a escolha errada porque acaba escolhendo aquele mais baratinho.
Saiba que para produzir 250 mililitros de azeite extra-virgem são necessárias duas mil azeitonas que é extraído por um processo especial baseado em variações de pressão e temperatura. Todos os óleos vegetais prensados a frio são muito mais saudáveis, ao contrario dos extraídos às custas da aplicação de alta temperatura, alta pressão e solventes químicos.
Ao comprar um azeite, é aconselhável que se verifique sua acidez (que deve ser menor que 1%), data de validade e a embalagem deve ser de vidro escuro.
Normalmente o azeite deve ser consumido em 12 meses e deve ser utilizado somente para temperar os alimentos e nunca para refogar ou fritar, para isso use óleo de soja, algodão ou canola.
O consumo regular de azeite de oliva extra-virgem favorece a redução do LDL ("colesterol ruim") do organismo evitando a formação de placas de ateroma nas paredes dos vasos sanguíneos, isso devido ao seu grande conteúdo de àcido graxo monoinsaturado. Além disso, também previne oxidações biológicas por ser rico em polifenóis, que reduzem a formação de radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular.
Estudos mostram que os povos das regiões do mediterrâneo, que são grandes consumidores de azeite extra virgem entre outros alimentos funcionais, têm baixa prevalência de infarto e câncer.
Então, essas são as vantagens de pagar um pouco mais caro pelo azeite extra-virgem. Agora não pense duas vezes, seu coração vai dar pulos de felicidade.

2 comentários:

  1. Olá Karla, tudo bom!?
    Acabo de conhecer o seu blog por meio deste post sobre os benefícios do azeite. Sempre tive dúvidas sobre a quantidade adequada para consumo. Qual seria o ideal? Já entendi que ele faz bem, mas tudo o que é demais faz mal...
    Um abraço!
    Adorei o Blog!

    ResponderExcluir
  2. Oi Kika! Você tem toda razão quando diz que tudo que é demais faz mal. Existe uma recomendação diária para o consumo de óleos e gorduras sugerida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que recomenda que do total de calorias consumidas diariamente(média de 2000kcal), 30% devem vir das gorduras. Isso equivale em média, ao consumo de 67g ou ml de óleos e gordura por dia.De acordo com a American Heart Association, a proporção adequada de consumo diário para monoinsaturados (gordura encontrada no azeite) é de 15% à 30%, ou seja, de 10 à 20ml por dia.
    Um grande beijo! E fique atenta as dicas diárias. Karla Oliveira

    ResponderExcluir

Comente à vontade.

Veja também!

Related Posts with Thumbnails