Pesquise neste blog.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Remédio para ressaca é não beber.

Os sintomas são inconfundíveis: dor na cabeça, boca amarga, fotofobia, indisposição... Resumindo, um mal-estar generalizado. A substância responsável pela ressaca é o acetaldeído, um conservante adicionado a algumas bebidas. Se sua ingestão for pequena, o fígado metaboliza sem problemas, no entanto, em altas doses, ele acaba acumulando no organismo. Essa substância atua diretamente no sistema nervoso central e supõe-se que promove uma vasodilatação, causando pressão baixa, taquicardia, tontura, vermelhidão, dor de cabeça, aumento da temperatura do corpo e alterações no sistema digestivo (náuseas e vômitos). Além disso, o acetaldeído inibe o hormônio antidiurético, fazendo com que o volume urinário aumente bastante e, por isso, pode causar uma desidratação. Daí vem a sensação de boca seca e a necessidade de beber água.
Existem várias teorias alimentares para evitar a ressaca, como: comer uma colher de azeite antes de beber, comer torrada queimada, tomar uma cervejinha... Mas o que será que realmente ajuda?
Acho que nada melhora aquela sensação de que se vai morrer a qualquer instante... Brincadeira!!! A minha sugestão é beber bastante água ou bebidas isotônicas para hidratar e para desintoxicar o organismo. Mas, o grande lance, é beber com moderação!!!!!!.


3 comentários:

  1. Boom diia Karla! Estou acompanhando diariamente seus artigos que passou a fazer parte do meu dia dia, bom... não admiro e nem faço parte desse clã de bebida alcoólica, claro que um vinho tinto cai super bem acompanhado de diversos tipos de queijo o famoso "QUEIJOS & VINHOS ", só acho que os adeptos devem moderar no seu consumo a fim de se evitar males a própria saúde, e como dizem os brasileiros "NÃO FICAR PAGANDO MICO" o que é ridículo!
    Parabens pelo blog! Bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Karla,parabens pelos seus esclarecimnetos sobre a ressaca .Tomara que tenha servido de alerta para alguns que exageram nas doses.O melhor remédio mesmo é a moderação.Beijão. Mamy

    ResponderExcluir
  3. Oi Karlinha. Beber é bom mas tem esse problema. Todo iniciante sabe a hora de parar mas com a continuidade do consumo, parece que o sensor vai perdendo sua precisão e quando a gente percebe já passou da conta. A lingua engrossa e quanto mais você bebe mais sente a boca seca; talvez por causa da desidratação. Gastaria de saber se o PH da bebida também contribui para isso.
    Realmente o melhor é não começar.
    Parabéns alimentação também é cultura.

    ResponderExcluir

Comente à vontade.

Veja também!

Related Posts with Thumbnails